Na quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um evento na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a agenda começa às 10 horas, com cerimônia para a reabertura da Fafen e anúncio de investimentos na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.
A Fafen foi fechada em março de 2020, durante o governo Bolsonaro, o que causou a demissão de 400 operários e cerca de 600 trabalhadores terceirizados. O segmento de produção e fertilizantes foi fechado em todo o país e o Brasil passou a importador do insumo.
Agora, a fábrica será reativada, com a recontratação negociada pelo Ministério Público do Trabalho do antigo quadro operário, o sindicato que representa a categoria (Sindiquímica) também será reaberto.
Movimentos populares e sindical anunciam participação no evento.
Além de participar da cerimônia da retomada da Fafen, Lula ainda visita à fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, às 15 horas. Neste ano, os trabalhadores da Renault fizeram greve que alcançou mais de três semanas, reivindicando melhores condições de trabalho.
10h - Cerimônia de início da retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen); e anúncio de investimentos na Refinaria do Paraná (Repar);
15h - Visita à Fábrica da Renault do Brasil, na Avenida Renault, 1.300 - Borda do Campo, São José dos Pinhais;
Mín. 17° Máx. 30°