A banda Pato Fu apresenta no palco do Guairão, no sábado, sua turnê comemorativa de 30 anos de carreira. No dia seguinte, é a vez da cantora Mônica Salmaso encantar o público com seu show "Minha Casa", uma celebração da música brasileira. As ladeiras de Olinda e as montanhas de Minas se encontram com o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto no espetáculo “Valencianas”, também no Guairão. O repertório passeia pelos maiores sucessos de Alceu e revela joias menos conhecidas de sua trajetória.
Memória e identidade do Paraná serão tema de reflexão e debates em um seminário sobre patrimônio cultural, organizado pela Coordenação do Patrimônio Cultural, da Secretaria estadual da Cultura. O evento acontece na Biblioteca Pública do Paraná e promete enriquecer as discussões sobre a preservação e valorização da história e cultura paranaenses.
Geometria sagrada e harmonia espacial são alguns dos temas explorados na nova exposição individual da artista visual e mestra Carla Ruschmann no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). Em “Conexões" a artista explora a interseção de formas e cores, revelando conceitos que buscam o equilíbrio entre o espiritual e o estético. O Museu Paranaense segue promovendo as atividades da programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo.
Na próxima Quarta Pública do MAC Paraná (14), das 14h30 às 16h, acontece a “Oficina de Colagem: Explorando Técnicas Mistas". Já no Oscar Niemeyer (MON) as atividades culturais seguem a todo vapor, com visitas mediadas, oficinas e eventos.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido– A 152ª edição do periódico online já está disponível , com uma reportagem especial sobre Cassandra Rios, considerada a escritora mais perseguida pela censura no Brasil, antes mesmo do período da Ditadura Militar, por suas narrativas diretas, ousadas, livres, populares e eróticas. A publicação também traz uma pensata de Carlitos Marinho sobre a poesia de Kendrick Lamar no álbum “To Pimp a Butterfly”; uma entrevista de Juliana Sehn com Ronie Rodrigues, que “destruiu” o livro Harmada (1993), de João Gilberto Noll, para criar uma nova obra; um ensaio fotográfico de Luiz Baltar sobre território, cultura e direito à cidade; e outros conteúdos inéditos.
Exposição “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses”– O ano de 2024 marca um século da morte do escritor. Na ocasião, alunos do curso de Letras da UFPR, com apoio da Embaixada da Áustria, realizam na BPP uma exposição de banners que remonta a trajetória de Kafka e seus textos que, assim como sua obra mais famosa, sofreram uma “metamorfose” e se transformaram no último século, com adaptações em outras artes. A exposição permanece no Hall Térreo até o dia 17 de agosto e pode ser visitada das 8h30 às 20h em dias de semana e das 8h30 às 13h aos sábados.
Sábado Lúdico– Encontro de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. É neste sábado, dia 10, das 10h às 12h, na Gibiteca/Multimeios.
Ler Junto– Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, desta segunda, é “A coroa Vermelha”, de Mikhail Bulgákov, no Auditório da BPP.
2.º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural– Na próxima quinta-feira (15), a Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), ligada à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), realiza palestras e discussões interdisciplinares sobre tópicos atuais no campo do Patrimônio Cultural, com intuito de fortalecer a identidade e a memória do Estado. O evento acontece no Auditório da BPP, das 8h30 às 18h. Confira a programação completa em: bpp.pr.gov.br .
Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenado pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 15.
Seção Infantil
Lançamento do livro “O Conto do Kinglow”– No sábado, dia 10, às 9h30, acontece o lançamento do livro infanto-juvenil, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Suelen Reinert, no Hall Térreo. Além disso, haverá apresentação musical das faixas que contemplam a obra.
Leitura Amiga– Leitura de livros com a escritora Célia Cris, na companhia de pets da ONG Cãopanheiro. A atividade acontecerá no sábado (10), das 10h às 11h.
Hora do Conto– Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 12 de agosto, o conto da semana é “Um Papai Sob Medida”, de Davide Cali e Anna Laura Cantone.
Aventuras Literárias– Bate papo entre a autora Maísa Cardoso, que é professora de Língua Portuguesa e Doutora em Letras, e o público infantojuvenil, sobre experiências de leitura e escrita. O lema da artista é "semear ideias", o que ela cultiva ao conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura. É na quinta-feira, dia 15, às 14h30.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
"Cores e Botas" | Classificação: Livre | Curta-metragem
"Fábulas das Três Avós" | Classificação: Livre | Média-metragem
"Remoto Controle Remoto" | Classificação: Livre | Curta-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Oficina de colagem– Na próxima Quarta Pública do MAC Paraná (dia 14), das 14h30 às 16h, acontece a “Oficina de Colagem: Explorando Técnicas Mistas". Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender as técnicas básicas de colagem, começando pela escolha de imagens, seguido pelo recorte e composição.
Além disso, será introduzido o uso do giz de cera para desenhar sobre a colagem, demonstrando como esses elementos podem interagir de forma harmoniosa. Será incentivada a experimentação com a sobreposição de imagens e desenhos para criar efeitos de textura e profundidade. O ponto de encontro para essa oficina é na sala 09 do MAC no MON. Entrada gratuita.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Vernissage– No sábado (10), às 10h, o museu recebe Carla Ruschmann para a abertura de “Conexões”, exposição individual da artista. A mostra reúne uma série de pinturas que exploram a interseção de dois círculos e o uso da geometria como expressão de conceitos vitais, buscando harmonia entre formas, cores e espaço. A série, que surge a partir de uma pintura criada como um feng shui de proteção, apresenta também o conceito de geometria sagrada e vesica piscis. Entrada gratuita e livre para todos os públicos.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Música de Câmara– Nesta quarta-feira (14), às 18h, o museu apresenta mais uma sessão de Música de Câmara, de repertório variado. A apresentação faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita.
O museu segue promovendo as atividades da programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo.
Bailes– No sábado (10), às 16h, o museu exibe "Trava na pose: todos os corpos em cena" (2022), curta dirigido por Mônica Ferreira que pretende mostrar o cenário ballroom na cidade de Curitiba. O documentário apresenta o universo dos balls (bailes), com enfoque em questões de raça e gênero. Assim é proposta uma reflexão sobre como diferentes corpos buscam seus lugares de direito por meio dessa cultura.
Bate-papo– Às 16h30 do sábado (10), após a exibição do documentário, a mesa "Cultura ballroom: não é só sobre a dança" trará uma conversa sobre a dimensão política e artística desse movimento com os participantes Luísa Mainardes, Kisha, Majo Farias, Mônica Ferreira e Jaimer Boy Feline.
Serão abordados temas como a história do ballroom; a importância das houses (espaços familiares que atuam também como locais de acolhimento para pessoas expulsas dos seus lares biológicos e marginalizadas pela sociedade); e o voguing, uma dança com diversas histórias, mas que traz em seu ritmo a resistência e o sentimento de pertencimento. Entrada livre e gratuita.
Performance– Para finalizar o evento temático da cena ballroom deste sábado (10), a House of Felines, primeira Kiki House Ballroom de Curitiba, traz ao museu o “Baile de Malícia”. Nesse ballroom, o público geral será convidado a caminhar em 5 categorias: "Vogue Funk", "Melhor Traje", "Rostinho de Milhões", "Brazilian Runway" e "Samba no Pé".