Tecnologia Ciência e Tecn...
Tecpar promove nova edição da Conferência Internacional Smart Energy em Curitiba
O encontro acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro no Campus da Indústria da Fiep e reunirá autoridades, especialistas, representantes da ind...
05/08/2024 12h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove, entre os dias 24 e 26 de setembro, a Conferência Internacional Smart Energy 2024, que vai debater a busca por saídas renováveis para a crise energética mundial associada à crise climática, com foco nas energias sustentáveis. O encontro acontecerá no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba, e reunirá autoridades, especialistas, representantes da indústria de instituições governamentais.

Na programação, estão previstas palestras sobre biogás, gás biometano, biomassa, energia fotovoltaica e hidrogênio verde. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do evento .

Para o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, a união do poder público com a iniciativa privada e o setor acadêmico é fundamental para avançar sobre o tema da sustentabilidade. “Nossa proposta é promover a aproximação dos diferentes segmentos do setor de energias renováveis para discutir os problemas, propor soluções e conhecer as principais novidades. Todos os envolvidos podem contribuir de forma complementar, com um alinhamento muito forte pela busca do desenvolvimento da sustentabilidade e da transição energética”, afirmou.

Nesta edição, os temas das palestras buscam refletir as tendências de mercado, como inteligência artificial, os desafios da energia fotovoltaica no Brasil e a tecnologia embarcada. Além do Tecpar, a Conferência Internacional Smart Energy 2024 conta com a promoção da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Sistema Fiep, a realização da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia e organização do Grupo FRG.

“O intuito é evidenciar as aptidões do Paraná e o quanto aqui se respeita a geração de energias limpas”, disse o CEO do Grupo FRG, Tiago Fraga. “Nossa expectativa é transformar Curitiba na capital brasileira das tendências de tecnologias para as energias renováveis, mostrando que é possível fazer uma transição energética segura”, acrescentou.