No dia a dia, descartamos partes dos alimentos que são extremamente nutritivas e poderiam ser reaproveitadas de outras maneiras. Além disso, o alimento em decomposição gera o gás metano, que agrava o efeito estufa.
Você sabia que quase um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado? Com o número de pessoas passando fome ou lutando intensamente para colocar comida na mesa, além dos crescentes impactos ambientais da produção de alimentos, todos nós devemos atuar, com medidas para reduzir o desperdício de alimentos em nosso cotidiano.
De acordo com Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food na Sodexo, isso é possível com algumas dicas para adotar na hora de fazer compras e preparar as refeições. Veja a seguir as orientações!
- Redistribuir o excesso de alimentos: Encontrar um novo lar para os alimentos que seriam normalmente jogados fora é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos. O excesso de alimentos pode ser doado para uma instituição de caridade local, banco de alimentos ou vendido a um preço reduzido.
- Resgatando frutas e vegetais deformados: Uma cenoura que não está uniforme, um pepino torto, uma maçã que não se parece com aquela dos contos de fada! A aparência das frutas e legumes, que faz com que muita gente os defina como alimentos que não estão bons para o consumo, é mais um dos motivos que gera a perda e o desperdício de alimentos. Do ponto de vista nutricional, estes alimentos são excelentes para o consumo e não sofrem alterações na sua qualidade em função de suas aparências.
- Começando com pequena porção: Algumas vezes, colocamos no prato mais do que conseguimos comer. Por isso, montar seu prato de forma consciente é muito importante para combater o desperdício. Melhor repetir do que desperdiçar!
- Mensurando a quantidade de alimentos desperdiçados: nosso programa global WasteWatch permite que nossas equipes meçam a quantidade de alimentos desperdiçados para ajustar a previsão e os processos de cozinha para reduzir o desperdício de alimentos e, simultaneamente, educar nossos funcionários e consumidores.
-
Evitar o desperdício além dos alimentos: sejam recipientes reutilizáveis para viagem, copos e garrafas reutilizáveis, entre outros. Embora não seja estritamente desperdício de alimentos, estamos falando de recursos naturais de diversas origens e tudo ajuda quando se trata de preservação do nosso Planeta!
-