Cultura Amazonas
Tradição folclórica no estado, cirandas disputam o título de campeã no 66º Festival Folclórico do Amazonas
Foto: Roberto Carlos / Secom e David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
18/07/2024 18h10
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Roberto Carlos / Secom e David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Grupo de Dança Regional Império da Compensa ingressou no Festival Folclórico do Amazonas em meados dos anos 2000, representando o amor, o jeito, o gingado e a garra que os cirandeiros têm. Em 2024, o grupo foi a primeira ciranda a se apresentar na categoria Ouro do 66º Festival Folclórico do Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA).

O grupo representa uma forte tradição do Amazonas: as cirandas, que são uma das modalidades de dança folclórica mais esperadas e celebradas durante o Festival Folclórico do Amazonas. A competição é acirrada. Este ano, além da Império, concorrem ao título de campeã as cirandas Rosas de Ouro, Do Binha, Imperatriz, Da Visconde, Força Jovem, Independente do Coroado, Princesinha da Vila, Sensação da Raiz e Maravilha.

Continua após a publicidade

A ciranda foi introduzida no Amazonas no final do século XIX, na cidade de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), por um pernambucano afro-descendente chamado Antônio Felício e por um professor chamado Isidoro Gonçalves. Desde então, se popularizou em todo o Estado e, na capital, há cordões de cirandeiros em todas as zonas da cidade e em praticamente todos os bairros.

Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a ciranda cresceu e floresceu, evoluindo para o Festival de Cirandas de Manacapuru, que também é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Neste ano, o evento acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro