Cultura Cultura
Agenda cultural traz espetáculos de humor, oficinas e atividades para todos os públicos
Confira a programação da semana na Agência Estadual de Notícias. Os espaços culturais do Governo do Estado estão repletos de exposições e eventos ...
12/07/2024 10h26
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A agenda cultural paranaense está repleta de atrações. No Centro Cultural Teatro Guaíra, os destaques da semana incluem o espetáculo de humor "Gaudêncio em busca do Piá Raiz", com Cris Pereira no Guairão, além do grupo Cia dos Palhaços no Guairinha com o espetáculo "Deslady", uma releitura livre de "Macbeth", de William Shakespeare.

Os leitores do Jornal Cândido poderão iniciar a semana com a leitura do periódico da Biblioteca Pública do Paraná, que sai nesta segunda. No mesmo dia, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre as matrículas das oficinas gratuitas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. As atividades incluem teatro, dança, artes visuais, desenho, fotografia e muito mais. O período de inscrição vai até 26 de julho.

Nos museus, a artista nipo-brasileira Nina Miyamoto , residente artística do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), apresenta ao público uma oficina sobre técnicas de aquarela sobre madeira. Para quem se interessa por exposições, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece mediações gratuitas das exposições "Extravagâncias" de Joana Vasconcelos, e “Antes e agora, longe e aqui dentro”.

E ainda, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) celebra o Festival de Audiovisualidades, com uma seleção diversificada de curtas-metragens, videoartes e experimentações, agora no interior do Estado.

Continua após a publicidade

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido– Na próxima segunda-feira, dia 15, a BPP pública a 152.ª edição do seu periódico on-line, com uma reportagem especial sobre Cassandra Rios, considerada a escritora mais perseguida pela censura no Brasil, antes mesmo do período da Ditadura Militar, por suas narrativas diretas, ousadas, livres, populares e eróticas.

A publicação também traz um pensata de Carlitos Marinho sobre a poesia de Kendrick Lamar no álbum “To Pimp a Butterfly”; uma entrevista de Juliana Sehn com Ronie Rodrigues, que “destruiu” o livro Harmada (1993), de João Gilberto Noll, para criar uma nova obra; um ensaio fotográfico de Luiz Baltar sobre território, cultura e direito à cidade; e outros conteúdos inéditos.

Esta e outras edições do Jornal Cândido ficam disponíveis AQUI .

Exposição fotográfica “35 Anos do Parque Nacional Superagui”– A exposição que comemora o aniversário do Parque Nacional Superagui permanece na BPP até a próxima quarta-feira, dia 17 de julho. São registros dos fotógrafos Bruno Santos, Daniel Caron, João Urban, Lineu Filho, Lucas Pontes, Paulo Chaves, Orlando Azevedo e Zig Koch. Elas mostram as paisagens, a fauna e flora da unidade de conservação, além dos aspectos culturais das comunidades tradicionais da região.

Sábado Lúdico– Encontro para ensino de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. Os encontros acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O próximo encontro deste mês de julho será no dia 13.

Roda de leitura 60+– Encontros quinzenais (duas vezes por mês) voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, 15 de julho, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.

Seção Infantil

Oficina de Origami– Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 13, às 10h.

Leitura Amiga– Leitura de livros com a escritora Célia Cris, na companhia de pets da ONG Cãopanheiro. A atividade acontecerá no sábado (13), das 10h às 11h.

Lançamento do livro “A Fábula da Formiga Bernadete”– No sábado, dia 13, às 11h, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Maisa Cardoso.

Hora do Conto– Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, dia 15, o conto da semana é “Pai, não fui eu!”, de Ilan Brenman.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

"Chá Verde e Arroz" | Classificação: livre | Curta-metragem

"Nós somos um poema" | Classificação: livre | Curta-metragem

"Os olhos não tem cerca" | Classificação: livre | Curta-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)

Oficinas gratuitas– O CJAP abre as matrículas das oficinas gratuitas do segundo semestre de 2024 para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, nos turnos da manhã e tarde. O período de inscrição presencial vai de 15 a 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Mateus Leme, 56, Centro - Curitiba.

Ao todo são 172 vagas distribuídas em 13 cursos: Arte Urbana, Desenho, Teatro, Fotografia, Artes Visuais, Desenho e Pintura, Criações em Dança e Artes Visuais, Tridimensionais e Experiências em Cerâmica, Artes Visuais: entre o Moderno e o Contemporâneo, Artes Visuais e Técnicas, Desenho e Experimentações, Laboratório de Criação: Desenho, Pintura e Tridimensional, Artes Visuais e Desenho.

Responsáveis interessados podem conferir na íntegra como efetuar a matrícula por meio deste link.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Tons Vizinhos– Devido ao recesso acadêmico da Unespar, a agenda das Quartas musicais é interrompida no dia 17 de julho e retorna no dia 24.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Nina Miyamoto– Até 31 de julho o público e as mediações do museu poderão entrar em contato com a produção da artista visual Nina Miyamoto, em residência artística em seu projeto de pinturas em madeira e aquarela japonesa. Já em ocupação no ateliê do museu, a residente apresenta criações relacionadas à filosofias de vida, o contato com a natureza, vivências e ancestralidade oriental.

OficinaAcompanhando a residência artística, Nina Miyamoto realiza a oficina “Processo criativo e paisagem em madeira”, na segunda (15), das 14h às 17h, utilizando a técnica da aquarela ou guache sobre madeira pinus.

Para participar, é necessário ter noções básicas de desenho e cor, além de levar para a aula os seguintes materiais: tinta aquarela ou acrílica; pincéis chatos e com cerdas macias para aquarela; pano, pote para água e godê para aquarela, bandeja ou pratinho plástico. O público maior de 18 anos pode se inscrever gratuitamente neste formulário.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-Paraná)

Festival de Audiovisualidades– O Festival de Audiovisualidades do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) começou sua itinerância pelo interior. O festival celebra a produção audiovisual contemporânea, trazendo uma seleção diversificada de curtas-metragens, videoartes e experimentações de até 15 minutos.

Nesta sexta-feira (12), o festival segue para Londrina, onde a mostra "Diversidade, Memória e Resistência" será apresentada às 19h, no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

Após a exibição, haverá uma mesa de conversa com a professora Maria Cristina Cavaleiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em políticas educacionais, gênero e sexualidades, e o professor Richard Gonçalves André, pós-doutor em História pela USP e pesquisador da história das religiões e fontes imagéticas.

Museu Paranaense (MUPA)

Acrobacia– A oficina “Arvorando” é uma proposição afro-orientada de estudos do corpo e do movimento que tem como objetivo o cultivo de consciência, expressão corporal e enraizamento da presença, seja na cena ou no mundo. As práticas envolvem vivências coreográficas, rítmicas e jogos de improvisação elaborados a partir de princípios presentes em distintas danças da diáspora africana no Brasil.

Todas as terças-feiras de julho, dias 16, 23 e 30, sempre às 19h. Não é necessário fazer inscrição prévia. Os interessados devem retirar os ingressos para a oficina na entrada do museu, distribuídos uma hora antes do evento a cada semana.

Visitação mediada e oficina de desenho e pintura– Na terça-feira (16), das 14h às 15h30, a atividade “Autorretratos Gigantes” aguarda o público de 6 a 16 anos para uma visita por retratos e autorretratos presentes nas exposições do MUPA, o Núcleo Educativo trará aos participantes reflexões acerca da representação de si mesmo.

Na sequência, crianças e adolescentes poderão representar a si mesmos, desenhando e pintando um autorretrato gigante. Além da concepção de uma imagem de si próprio, a atividade irá propor que toda a gestualidade do corpo seja utilizada para produzir essa obra de arte. Inscrições disponíveis AQUI.

Ave, caranguejo e peixe– Na quarta-feira (17), das 14h às 15h30, o museu promove a atividade “Xanrí, Jogé e Pirá Visitam o Museu”: visitação mediada e brincadeiras, para público de 3 a 5 anos. Permeadas por animais que moram nos rios, mares e florestadas, as histórias dos povos indígenas são cheias de significados. Nas etnias presentes no Paraná, é comum ver representações de animais de diferentes tamanhos esculpidos em madeira.

Assim, inspiradas por contos indígenas e visando explorar outras formas de se visitar um museu, as crianças vão brincar de "Xanrí (aves), Jogé (caranguejo) e Pirá (peixe) Visitam o Museu". Durante a brincadeira, enquanto escutam mitos de algumas etnias indígenas, as crianças vão se locomover de maneiras não usuais, imitando animais. Inscrições disponíveis AQUI

“O Corpo das Árvores”– Na quinta-feira (18), em duas sessões, às 10h e às 14h, a atividade “O Corpo das Árvores” recebe o público de 6 a 12 anos para uma visitação mediada e construção de roupa experimental, partindo de uma contação de histórias baseada no livro “Árvore”, de Piotr Socha. Instigadas pela história, as crianças serão conduzidas a uma visita sensorial pelo jardim do MUPA, de olhos vendados, para que possam escutar as árvores, sentir suas texturas e cheiros.

Na sequência, irão construir roupas com materiais diversos, que assim como as árvores, emitam sons, tenham texturas e exalem aromas. O objetivo é que cada criança crie a sua própria representação daquilo que é habitar o corpo de uma árvore.

Inscrições (sessão às 10h) AQUI .

Inscrições (sessão às 14h) AQUI .

O corpo e a cadeira– Ministrada por Francisco Fanucci de 12 a 14 de julho, a oficina é destinada a arquitetos, designers e estudantes dessas áreas. O objetivo é explorar como o mobiliário de sentar reflete a cultura e os costumes de cada lugar e época, relacionando-se com um contexto mais amplo. No presente, com avanços tecnológicos e automação, vivemos transformações profundas nas posturas corporais em todas as áreas da vida.

A oficina, realizada ao longo de três dias, começa com uma palestra e conversa sobre o tema. Durante as atividades práticas, os participantes serão convidados a imaginar um objeto de sentar e desenvolver projetos, maquetes e desenhos técnicos ou livres, explorando o mobiliário e os modos de sentar do corpo humano. Interessados podem se inscrever AQUI .

Arquitetura e corpo– Sábado (13), às 16h, a mesa de conversa com Guilherme Wisnik e Francisco Fanucci discute a arquitetura como corpo no espaço. Se em tempos antigos, tais como a Antiguidade e o Renascimento, os edifícios eram pensados muitas vezes segundo referências antropomórficas (cabeça, tronco e base), hoje o corpo não é metáfora para a arquitetura, e sim elemento ativo na sua significação por meio do movimento. A conversa explora essas mudanças, incidindo não apenas sobre a edificação, mas também sobre o design de mobiliário e exposições. Entrada livre.

Arquitetura musical– No domingo (14), às 11h, o evento será uma conversa musical sobre as relações entre a arquitetura e a música popular brasileira, focalizando a confluência entre Brasília e a Bossa Nova. Entremeando ideias e canções de maneira informal, o encontro converge para a canção "Drão", de Gilberto Gil, na qual o compositor dá uma poderosa definição da arquitetura, identificada à relação amorosa. Entrada livre.

Encruzilhadas em movimento: corpo-inscrito e pensamento ventania – Na quarta-feira (17), às 19h, Miriam Alves e Juliana Sankofa se encontram para dialogar sobre o cenário literário e sua relação com a construção de imagens do corpo. O foco recai nas produções de Miriam Alves e suas formas de pensar, construir e contra-argumentar o imaginário social brasileiro sobre o corpo negro feminino. Entrada livre.

"Nós somos pássaros que andam"– Próxima quinta (18), às 10h, entra em exibição a instalação audiovisual “Nós somos pássaros que andam”, onde a artista, ativista e professora Glicéria Tupinambá narra sua missão de recuperar material e culturalmente a tradição dos mantos que foram levados por diversos museus europeus. O documentário, realizado na Terra Indígena Tupinambá, no sul da Bahia, conta a história de feitura dos mantos, assim como as tradições de sua família e comunidade. Em cartaz até o dia 5 de agosto.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mediações– Na terça (16), às 11h, haverá a mediação da exposição “Extravagâncias”, onde o público poderá conhecer o processo criativo de Joana Vasconcelos e o significado de obras estratosféricas. Já na quinta (18), no mesmo horário, o público poderá acompanhar a mediação da exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”.

A mediação é uma oportunidade para, a partir do diálogo, ampliar nossas percepções, experiências e relações com as obras.Livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. Para menores de 14 anos, é obrigatório o acompanhamento de um adulto. Atividade sujeita a lotação.

Luzes e sombras– Na quarta gratuita do dia 17 de julho, das 11h às 15h30, o museu promove ao público maior de 3 anos o Ateliê de Criação com luzes e sombras. Nesse Ateliê de Criação, a luz e a sombra serão pensadas como possibilidade criativa, explorando esses elementos em diversas linguagens artísticas. Ponto de encontro: Espaço de Oficinas.

Oficina– Na quinta (18), em duas sessões, 10h30 e 14h30, a oficina “Voo livre: criação de passarinhos” questiona: Como é habitar um espaço com passarinhos? Nessa oficina, o público de 8 a 12 anos irá se inspirar no artista Efrain Almeida para criar passarinhos com materiais diversos.

Para menores de 14 anos, é obrigatório o acompanhamento de um adulto. Ingressos disponíveis aqui . Ao adquirir os ingressos, garanta o do participante e o do adulto acompanhante. Atividade sujeita a lotação.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

"Gaudêncio em busca do Piá Raiz"– O palco do Guairão recebe neste domingo (14), em única apresentação, o show de humor do comediante e youtuber Cris Pereira em seu mais novo espetáculo, "Gaudêncio em busca do Piá Raiz", com um dos seus personagens mais badalados do momento, o Gaudêncio. A apresentação será às 19h. Ingressos podem ser adquiridos pelo site Ticket Center .

Guairinha

"Deslady"O palco do auditório Salvador de Ferrante recebe pela primeira vez o espetáculo "Deslady", do grupo Cia dos Palhaços, nos dias 13 e 14 de julho. A apresentação é uma releitura livre de "Macbeth", considerada uma das obras mais contundentes de William Shakespeare. No sábado a apresentação acontece às 20h e no domingo às 19h. Entrada gratuita.

Miniauditório

"BULL"Quatro atores, emprestam a voz e o corpo para os personagens de "BULL", do dramaturgo inglês Mike Bartlett. Com tradução de Luci Collin, o texto aborda as relações humanas dentro do ambiente de trabalho, mostrando até que ponto o ser humano é capaz de chegar para manter-se em uma posição “privilegiada”.

O espetáculo tem temporada no auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, entre os dias 04 a 14 de julho; de quartas a sábados às 19h, e domingos às 18h. Os ingressos custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). A bilheteria abrirá uma hora antes de cada apresentação e os ingressos serão vendidos somente no local.

Teatro José Maria Santos

Tekohá Brasil – Vocal Café no Canto– O Teatro José Maria Santos recebe nesta sexta e sábado, dias 12 e 13 de julho, às 20h, o show TEKOHÁ BRASIL do grupo vocal Café no Canto. Com um repertório preparado com uma temática sobre os povos originários, o grupo traz canções do universo da música popular brasileira que passeiam pela riqueza das culturas destes povos que compõem o país. Ingressos no site Deu Balada.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2" na primeira sessão, e “Minha mãe é uma peça 3" na sessão das 20h. Os horários de exibição estão detalhados no site da Cultura .

Tupãssi – Sexta (12). Local: Praça da Independência

Quatro Pontes – Sábado (13). Local: Rua coberta

Pato Bragado – Domingo (14). Local: Rua coberta

Marechal Cândido Rondon – Terça (16). Local: Lago municipal

Palotina – Quarta (17). Local: Praça Amadeo Piovisan

Endereços

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria

Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba