Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A cultura popular e o folclore do Amazonas representados pela pluralidade de danças são celebrados, tradicionalmente, no Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro. Neste ano, a abertura da 66ª edição do festival será no dia 12 de julho, a partir das 20h, com o show da banda nordestina Canários do Reino, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), Distrito Industrial, antiga Bola da Suframa. Entrada gratuita.
O 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Após a noite de abertura, a programação das danças dos 65 grupos folclóricos se estende de 13 a 24 de julho, no CCPA; e de 26 e 27 de julho a disputa será entre os seis bois-bumbás de Manaus, no Sambódromo.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatiza que o festival folclórico é uma expressão cultural consolidada no estado. “Os grupos folclóricos são participativos representando comunidades e bairros de Manaus, sendo muitos deles inseridos nas 66 edições do festival, se adaptando às diferentes locações até chegar ao Povos da Amazônia, espaço cultural do Governo do Estado”, afirma o secretário. “A cada dois anos, o regulamento passa por atualizações em consonância com os grupos folclóricos, o que determina o formato democrático do festival”, assegura Apolo.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Abertura
A programação, do dia 12 de junho, tem início às 20h, com apresentação dos grupos folclóricos: Afobados na Roça, Olinda na Roça, Junina Cabocla, Nhô Chico Junino, Fogueira Ardente, Caipira na Roça da Betânia e, encerrando a noite, a atração nacional, Canários do Reino.
A banda de forró, natural do Ceará, soma mais de 52 anos de atividade, considerada uma das mais antigas representantes do gênero musical. Com a agenda repleta de shows em diversas regiões do Brasil, a banda Canários do Rei é conhecida pelas vozes marcantes de Sobrinho Alves e Katiane Araújo, e pelo repertório de sucessos embalados pelo arrasta–pé como, “Pra Tirar Coco”, “Quero Chá”, “Pagode Russo” e “Casamento na Fogueira”.
A programação completa do 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, está disponível no Portal da Cultura ( cultura.am.gov.br ).