O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), autorizou nesta quarta-feira (3) o repasse adicional de R$ 41.366,00 mensais para o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), com o objetivo de ampliar o número de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital do Trabalhador (HT) em Curitiba. A Sesa também entregou 11 novos veículos para renovação da frota, no valor total de R$ 1.527.376,34, recursos do Tesouro do Estado.
São nove utilitários e duas ambulâncias para dar mais suporte e segurança aos profissionais de quatro unidades do CHT: HT, Hospital Regional da Lapa, Hospital de Reabilitação e Hospital Oswaldo Cruz. As ambulâncias atuarão no transporte de pacientes entre as unidades hospitalares do complexo.
O repasse mensal adicional será utilizado para pagamento de equipe médica e de enfermagem, insumos e medicamentos para viabilizar a ampliação dos procedimentos de ortopedia no HT. Para isso, a Sesa implantou em junho deste ano o chamado “Plantão Cinderela”, que consiste na abertura de uma sala cirúrgica adicional, das 19h à meia-noite, para cirurgias ortopédicas de pacientes que já estão internados. O objetivo de reduzir o tempo de internação e aumentar o volume de procedimentos cirúrgicos dessa especialidade.
“Estamos renovando a frota de veículos do CHT para trazer mais conforto e mais segurança para nossos pacientes e também lançando o plantão de cirurgias que será realizado todos os dias da semana para desafogar as filas e ajudar a Capital e os municípios da Região Metropolitana nesta crescente demanda de ortopedia”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
A ideia do plantão surgiu da percepção da secretaria de que a maior parte das cirurgias de trauma ligadas à ortopedia costumam ser realizadas no período diurno, até as 18h, e após a meia-noite. Sendo assim, para otimizar a utilização das salas cirúrgicas, o Plantão Cinderela ocorrerá todos os dias da semana, dentro do horário estabelecido.
DADOS– De janeiro a junho deste ano foram realizadas mais de 7,1 mil cirurgias no HT, sendo 3,3 mil demandas de ortopedia (46,4% do total). A média foi de 1,2 mil procedimentos cirúrgicos por mês – cerca de 550 relacionados a esta especialidade.
O HT é referência no atendimento de trauma para Curitiba e Região Metropolitana, além de integrar as unidades próprias do Estado e realizar atendimentos por meio da Central de Acesso a Regulação do Paraná (Care/PR). Por isso, dentre os pacientes internados para cirurgias ortopédicas, a maioria é proveniente do pronto-socorro.
Desde que foi implantado, em junho deste ano, o Plantão Cinderela já realizou 40 cirurgias mensais a mais que a média, somando 590 cirurgias ortopédicas no mês passado – o maior número mensal de todo o ano.
PRESENÇAS– Participaram do evento o diretor-geral do CHT, Guilherme Graziani; o diretor técnico do CHT, André Lankonwiski; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a deputada estadual Márcia Huçulak; a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Batistela, e demais profissionais do CHT.