A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou em junho orientações, palestras de conscientização e prevenção ao uso de drogas, além de apresentações com cães policiais, para mais de 5,1 mil pessoas no Paraná. As atividades integraram o projeto PCPR na Comunidade e a campanha nacional do Junho Branco, que promove ações referentes ao tema.
As atividades, realizadas em escolas, faculdades, shopping e eventos em Curitiba, Rio Branco do Sul, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão e Faxinal, foram ministradas por delegados e agentes de polícia judiciária da PCPR.
A delegada Ana Cristina Ferreira ressalta que a conscientização é uma das principais formas de prevenir o uso de entorpecentes. "Durante o mês foram realizadas diversas ações com o intuito de informar e sensibilizar a população acerca dos riscos e das consequências decorrentes do uso de substâncias entorpecentes. Essas ações preventivas são essenciais para conscientizar a sociedade sobre os malefícios associados ao consumo de drogas", diz.
O delegado Cristiano Quintas, um dos palestrantes durante o Junho Branco, afirma que a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) é essencial para reforçar as campanhas de conscientização sobre o tráfico de drogas. “Nas palestras e apresentações, tivemos a oportunidade de levar ao conhecimento de milhares de pessoas como é feito o trabalho de detecção de drogas pelos cães, aproveitando para levar aos ouvintes, principalmente crianças e adolescentes, a preocupação com o uso de drogas e o combate ao tráfico de drogas”, destaca.
De acordo com o coordenador do programa, João Mário Goes, uma das frentes do PCPR na Comunidade é a realização das palestras para a população com o objetivo de levar conhecimento e segurança aos paranaenses. "São temas e públicos de locais e idades mais variados, com o intuito de levar informação sobre a prevenção de crimes”, complementa.
DIA INTERNACIONAL– Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Consequentemente, o mês foi escolhido para concentrar ações neste sentido, estabelecendo a cor branca como representativa. A campanha enfatiza a necessidade de combater problemas sociais criados pelas drogas, além de planejar ações de combate, prevenção e conscientização.
PCPR NA COMUNIDADE– O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Via, ainda, fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.