Foto: Eduardo Melo / Liceu Parintins
Atração dos últimos três anos nas tardes do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro fez sua estreia na temporada 2024 na tarde de sexta-feira (28/06), das 15h às 17h, levando muita toada e arrastando visitantes e parintinenses pelas ruas da cidade, atrás do trio elétrico.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Trio Panavueiro também distribui copos, tururis e bandanas ao público que o acompanha. A mesma dinâmica de folia bovina vai se repetir neste sábado (29/06), com David Assayag e Arlindo Neto de convidados; e no domingo (30/06), com Toada de Roda e Carlinhos do Boi.
No primeiro dia, o anfitrião do Trio Panavueiro, Helen Veras, recebeu o convidado Mailson Mendes, do grupo Canto da Mata, em cima do trio. A dupla se revezou cantando toadas de Caprichoso e Garantido e arrastando torcedores pelas ruas de Parintins (a 369 quilômetro de Manaus).
Foto: Eduardo Melo / Liceu Parintins
Com a missão de contagiar os visitantes e moradores com o clima que envolve a Ilha Tupinambarana no final de junho, o trio elétrico retorna com a proposta de ser mais uma atração alternativa gratuita, oferecida pelo Governo do Amazonas durante o período do festival.
De acordo com o anfitrião Helen Veras, a terceira edição do Trio Panavueiro vem muito concentrada na cultura e no folclore. “Eu acho que o Governo do Amazonas e a Secretaria de Cultura do Estado estão de parabéns, porque não é só o trio elétrico nas ruas de Parintins, levando alegria, emoção, essa fantasia do boi-bumbá, mas também distribuindo camisas, tururis, para os visitantes, pros ilhéus, uma camisa que custa 50 a 100 reais, a população ganha de presente”, pontua.
Mailson Mendes, convidado da sexta-feira (28/06), lembrou que participa desde a primeira edição do projeto, que classifica como algo fantástico e diferente. “Faz com que as pessoas se envolvam atrás do trio, cantando, ganhando seus abadás, seus copos personalizados do evento. Isso agrega valor para a nossa ilha. Parabenizo o Governo do Amazonas por essa iniciativa, que está ajudando também o artista nesse grande projeto”, disse o líder do Canto da Mata.
Um dos mais empolgados a acompanhar o trio, Lucas Lima é de Manaus, está pela primeira vez em Parintins e aprovou demais a ideia de acompanhar um trio elétrico ao som de toadas pelas ruas da cidade. “Traz muita energia para a galera, a galera está alvoroçada, está louca, está vibrante, cheia de energia. O Governo do Estado é nota 10. Vou voltar com certeza no ano que vem, no outro ano, sempre”, afirmou.
Foto: Eduardo Melo / Liceu Parintins
Concentração e percursos
O Trio Panavueiro tem sempre como ponto de partida o Centro de Parintins, tendo como referência o restaurante Coronas e a Praça do Açaí. O trio percorre, nos três dias, as ruas Jonathas Pedrosa, Amazonas e Senador Álvaro Maia.
Neste sábado (29/06), a concentração começa às 14h, com saída às 15h, e fim do percurso às 17h. No domingo (30/06), último dia do festival, a concentração acontece novamente às 14h, e o trio percorre as ruas das 15h às 17h.