Segurança Segurança Pública
Polícia Científica conta com Posto Avançado na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba
Mulheres e crianças vítimas de violência que forem à Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba após 72 horas da ocorrência de um crime podem faz...
25/06/2024 17h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Mulheres e crianças vítimas de violência que forem à Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba após 72 horas da ocorrência de um crime podem fazer os exames de corpo de delito no local. A iniciativa, da Polícia Científica do Paraná (PCP) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, está em funcionamento desde abrilo e já fez 371 exames. Antes, os exames eram feitos somente na Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) no bairro Tarumã. Agora serão feitos exclusivamente na sede da CMB no bairro Cabral, em Curitiba.

A medida visa facilitar o acesso das mulheres já acolhidas na CMB, aumentando a adesão aos exames periciais de verificação de violência sexual. Antes de 72 horas, a vítima é atendida em hospital.

Com profissionais e graduandas da área da enfermagem e medicina, o Posto Avançado da Polícia Científica na CMB auxilia na comprovação dos casos de violência contra mulher e contra crianças, fazendo as perícias no próprio local onde foi realizado o Boletim de Ocorrência.

“Estima-se que mais da metade das vítimas, após registrar o boletim de ocorrência, não realiza o agendamento do exame, seja para verificação de violência sexual ou para lesões corporais. E ainda, das que realizam o agendamento, a abstenção pode ultrapassar os 30%”, disse Vinicius Gamarra, chefe da clínica médica da UETC Tarumã.

Continua após a publicidade

As equipes já fizeram 371 exames no novo Posto Avançado da Polícia Científica, que agora será responsável pelos exames periciais de lesões corporais de mulheres, crianças e meninos até 14 anos acolhidos na unidade. Os demais casos de lesões corporais não recepcionados na CMB continuarão a ser atendidos na sede do Tarumã.

“Agradecemos a todas as parcerias que nos possibilitaram materializar esse serviço humanitário. Violência é ruim e nem precisava acontecer, mas diante do infeliz dia a dia de muitas famílias brasileiras é importante dar todo o apoio para que aqui as mulheres se sintam acolhidas”, declarou o prefeito Rafael Greca, que esteve no local na semana passada para conhecer o espaço.

A coordenadora geral da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, Sandra Praddo, afirma que a medida vai permitir um melhor andamento aos atendimentos feitos na CMB. “A perícia oficial nos casos de violência sexual e lesões corporais confere materialidade aos crimes, possibilitando a adequada instrução de inquéritos policiais e processos criminais, resultando na devida punição e responsabilização dos agressores”, explica

CASA DA MULHER BRASILEIRA –A CMB está situada no bairro Cabral, em Curitiba e conta com serviços de apoio psicossocial e de garantia de direitos, sendo um centro de referência no atendimento a todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, Lei n.º 11.340/2006: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Sob coordenação e gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba, a instituição engloba, além dos serviços e apoios previstos, também os serviços voltados à autonomia econômica, central de transportes, brinquedoteca, espaço pet e encaminhamentos para abrigos quando necessário.