Sexta, 21 de Junho de 2024
16°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Saúde Saúde

Residência Médica do Hospital de Dermatologia do Paraná é credenciada pela SBD

Aprovação pela Sociedade Brasileira de Dermatologia assegura e reforça o cumprimento dos objetivos e pré-requisitos necessários para a formação de...

10/06/2024 às 16h11
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: HDSPR
Foto: HDSPR

O Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) autorizou o credenciamento do Programa de Residência do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), uma das unidades próprias do Estado, após um criterioso processo de avaliação realizado durante o ano de 2023. A aprovação pela instituição assegura e reforça o cumprimento dos objetivos e pré-requisitos necessários para a formação de especialistas na área de dermatologia.

O programa é ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e teve início em março de 2023. O HDSPR, situado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, disponibiliza anualmente, quatro vagas para médicos formados que procuram se especializar na área de Dermatologia. O processo de formação tem duração de três anos, que são realizados dentro das estruturas do HDSPR. Os residentes do programa recebem uma bolsa de R$ 4.106,09, subsidiada pelo Ministério da Educação

O objetivo do Programa de Residência Médica é qualificar e fortalecer a assistência aos pacientes, além de contribuir para a melhoria dos serviços públicos, formando profissionais especialistas nas áreas de atuação, com a visão de atendimento humanizado.

“A aprovação pela SBD do Programa de Residência do HDSPR deriva dos esforços dos gestores da Saúde, que têm buscado oferecer aos médicos residentes a possibilidade de poder atuar dentro de uma estrutura de atendimento pública, com grande número de pacientes”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves. “Buscamos obter parâmetros de excelência na prestação de serviço e ensino, atendendo pacientes que necessitam dos serviços públicos no Paraná”, complementa.

A unidade hospitalar já havia sido credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação (MEC) anteriormente, com pareceres favoráveis à realização do curso.

CREDENCIAMENTO –O parecer da SBD contou com análises documentais, avaliação de todas as estruturas físicas disponíveis, equipamentos, visita técnica e avaliação presencial. Para obter o título de “Credenciado”, é necessário que o Serviço de Residência possua também professores, formadores e orientadores que sejam especialistas, mestres e doutores na área de Dermatologia.

Eles devem ter trabalhos publicados em revistas de impacto, além de uma estrutura hospitalar completa que possibilite a formação de profissionais preparados para atuar na dermatologia clínica. Além desses critérios, existe também a exigência de que o processo seletivo para o ingresso na residência deva ser público e isento, contemplando todas as exigências da Comissão Nacional de Residência Médica e MEC.

ESTRUTURA - A unidade oferta mais de cinco mil atendimentos por mês na dermatologia e angiologia. Ela integra a rede estadual de saúde, com atendimento ambulatorial para casos de hanseníase, pênfigo (fogo selvagem), psoríase, eczema, tricologia, onicologia, ulcerações de pele entre outras dermatoses, além da realização de biópsia e cirurgias plásticas reparadoras.

Além dessas especialidades, também faz consultas de cirurgia vascular e de cardiologia, com equipe multiprofissional em fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional com confecção de palmilhas, curativos especiais e serviço de fototerapia (terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular).

No ano passado foram realizados mais de 124.933 mil atendimentos e somente de janeiro a maio, foram 63.670 atendimentos no geral. Atualmente, o ambulatório é referência para 44 municípios pertencentes às Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba e União da Vitória.

O hospital foi fundado em 1926 como referência no acolhimento dos portadores de lepra, como era conhecida a hanseníase, considerada uma medida profilática para conter o avanço da doença, isolando o paciente no tratamento das doenças da pele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 01h04 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Sáb 26°C 15°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 18°C
Ter 23°C 15°C
Qua 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias