O Seminário Internacional do Desporto Escolar começou nesta sexta-feira (24), em Curitiba, reunindo mais de 20 países. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil e tem como objetivo dar oportunidade à comunidade global do esporte escolar de se reunir e compartilhar conhecimentos a respeito do trabalho feito na categoria.
Aberto pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o seminário conta com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, da Prefeitura de Curitiba e da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Os trabalhos seguem até domingo (26) no Clube Curitibano.
Autoridades dos países participantes farão palestras ao longo do evento, que terá uma agenda de apresentações e painéis com diversos aspectos do desporto escolar, destacando a realidade e o desenvolvimento do setor em diferentes partes do mundo.
Os participantes poderão interagir com especialistas e líderes de opinião promovendo um debate sobre os desafios do esporte de base.
O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, afirma que essa troca de experiências será responsável por muitos pódios e medalhas paranaenses. “O esporte é a ferramenta mais barata de inclusão, o resultado vem na segurança, na saúde, na disciplina, na educação. Aqui no Paraná tem sido assim”.
Jogos Paradesportivos do Paraná reunirão mais de 2,1 mil atletas em Londrina
Segundo o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, o objetivo do evento é trazer alegrias na forma de inclusão, de competição, e de agregação. “Esse evento é fundamental, porque o esporte educacional é a base para que se chegue a todos os espaços de excelência que o esporte pode proporcionar”, afirmou.
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, destacou que o Paraná é uma potência no esporte e agradeceu a presença do corpo técnico do Estado. “Cada um de vocês é responsável por tudo que está acontecendo dentro do nosso país no desporto escolar”.
José Martín Sánchez Tenório, presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (da sigla em inglês ISF), elogiou as autoridades por todo o trabalho que está sendo feito e pelo esforço e apoio em prol do esporte escolar. “Por isso, em todo o mundo, falam bem do nosso trabalho, e muitos países quiseram isso. Que possamos aprender bastante com os palestrantes, que aprendamos o melhor”.
PROGRAMAÇÃO– Neste sábado (25), os convidados internacionais presentes estarão no Complexo Esportivo Tarumã para prestigiar o Desafio Solidário do Voleibol , a partir de 9h. Confira os assuntos abordados nesta sexta e os que serão apresentados no domingo (26):
24 de maio (sexta-feira) - palestras que já aconteceram.
- Certificação ISO (Raul Soulé, secretário-geral do Comitê Olímpico Cabo-Verdiano) - Importância e relevância dos valores inerentes ao Esporte Escolar (Rodrigo Garcia, diretor do Esporte Escolar no Clube Desportivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
- Organização de Eventos Esportivos Internacionais (Cándido Argüello, chefe da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai)
- Preparação do Time Brasil para os Jogos de Paris (Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento do Comitê Olímpico Brasileiro)
- O Esporte Escolar na República Dominicana (Nelson Acevedo, coordenador nacional de Educação Física do Ministério de Educação da República Dominicana)
- Exemplo de Projeto de Desenvolvimento Escolar Esportivo (Lluis López Leiro, professor do Mestrado Executivo em Gerenciamento de Esportes no Comitê Olímpico Internacional)
- Desenvolvendo o Esporte Escolar (José Martín Sánchez Tenorio, presidente da Femedees - Federação Mexicana do Desporto)
- Capacitação Profissional (Leonardo Troncoso, presidente da Federação Argentina de Desporte Escolar)
- Gerenciamento em Saúde Esportiva - modelo CBDE de apoio ao atleta (Igor Borges Silva e Augusto Almeida Garcez, fisioterapeutas)
- Gestão Esportiva Escolar do Estado do Paraná (Jackson Douglas Almeida, presidente da FDE-PR; Cristiano Barros Homem D´el Rei, diretor de Esportes da Paraná Esporte; Carlos Eduardo Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; Gustavo Chaves Brandão, presidente do Conselho Regional de Educação Física- 9ª Região - CREF9/PR)
- A importância do desporto escolar para formação de atletas (Gilberto Amauri de Godoy Filho - Giba; Antonio Carlos Gouveia - Carlão; Dante Amaral; Rodrigo Santana - Rodrigão; Emanuel Fernando Scheffer Rego; Alison Cerutti).
26 de maio (domingo)
- Sistema ISF de Esporte Escolar (Youssef Belqasmi, vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar - ISF)
- Jogos Pan-Americanos de 2027 (Renzo Manyari, presidente do Comitê Olímpico do Peru)
- Esporte Escolar em El Salvador (Salvador Enrique Goodal, vice-presidente do Comitê Olímpico de El Salvador - COES)
- Esporte Escolar nos Estados Unidos (Gino Grajeda, executivo da Amateur Athetic Union of the United States AAU)
- Esporte Escolar em São Tomé e Príncipe (Jaylson de Carvalho, coordenador do Desporto Escolar de São Tomé e Príncipe)
- Esporte Escolar na Austrália (Graeme Jennings, presidente da Federação de Esporte Escolar da Austrália)
- Esporte Escolar na Nigéria (Olabisi Joseph, presidente da Federação de Esporte Escolar da Nigéria)
- Jogos Escolares Brasileiros (Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE).