Uma mulher de 25 anos, procurou a Polícia Militar de Mato Rico informando que recebeu uma ligação, via atendimento eletrônico, sobre uma suposta compra efetuada no Mercado Livre no valor de R$4.200,00.
Ao afirmar que não era sua compra, foi transferida para um atendente que fez perguntas precisas sobre seus dados pessoais, informando seu nome completo, CPF, número da conta do Banco e questionou sobre compras eventuais na internet.
Após a vítima confirmar os dados, o atendente informou que iria fazer o cancelamento da compra, pois o PIX no valor de R$4.200,00 já estava agendado para a data de 24 de maio.
A ligação foi encerrada e, em seguida, o autor entrou em contato através do WhatsApp. Ele enviou uma imagem, relativo ao cancelamento, e pediu para a vítima entrar em seu aplicativo do banco e verificar se existia alguma outra compra duvidosa. A vítima informou que não havia nenhuma compra suspeita e encerrou a ligação com o autor.
Posteriormente entrou em contato com a agência do Sicredi de Mato Rico, onde foi orientada a registrar o Boletim de Ocorrência sobre a situação. Desta forma, solicita que sejam tomadas as providências necessárias para investigar a fraude tentada e proteger seus dados pessoais.
Um homem de 29 anos, procurou a PM de Mato Rico informando sobre um golpe sofrido na tentativa de comprar estoques para seu restaurante.
Relatou que buscou adquirir refrigerantes diretamente com a empresa Coca-Cola e, para isso, obteve um número de contato no Google.
Entrou em contato pelo WhatsApp. A suposta empresa se identificou com revendedora da Coca-Cola e ofereceu seu catálogo através de site, de modo automatizado com assistente virtual.
Foi oferecido um combo de R$ 600,00, além de uma oferta com frete gratuito das mercadorias e brindes, incluindo mesa personalizada, cadeiras e freezer expositor para o restaurante da vítima.
Fotos de todos os brindes citados foram enviadas. Essas vantagens seriam concedidas caso a compra atingisse o valor mínimo de R$ 1.500,00.
Considerando a proposta vantajosa, ele realizou os pedidos e recebeu da empresa uma chave PIX com código QR para efetuar o pagamento no valor de R$ 1.585,08.
Após efetuar o pagamento, a empresa começou a enrolar a vítima, informando que seria necessário fazer o pagamento do frete.
Nesse momento, o homem percebeu que se tratava de um golpe e imediatamente se deslocou ao Destacamento da Polícia para registrar este Boletim de Ocorrência.
Foi orientado sobre como proceder em casos de fraude financeira, incluindo o contato com seu banco e as autoridades competentes para bloquear e rastrear a transação.