Sexta, 21 de Junho de 2024
14°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Cidades Incêndio

Incêndio deixa caminhão do Corpo de Bombeiros destruído, em Campo Mourão

A situação provavelmente aconteceu devido a uma pane elétrica no caminhão, por não haver nenhum foco de incêndio ou qualquer tipo de caloria próximo ao caminhão

18/05/2024 às 09h30
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Um caminhão do Corpo de Bombeiros ficou destruído após pegar fogo no final do combate a um incêndio, na Avenida João Batista Salvadori, no Jardim Cidade Nova, em Campo Mourão, na noite dessa sexta-feira (17). Apesar do susto e da gravidade, ninguém se feriu. 

Segundo as informações coletadas no local, as equipes do Corpo de Bombeiros foram solicitadas a combater um incêndio em um sofá em uma residência abandonada próximo a uma vegetação. O trabalho foi feito como de praxe, a queima já havia sido combatida, e os bombeiros já estavam se preparando para retornar ao quartel quando foram surpreendidos por um princípio de incêndio no caminhão.

As chamas se propagaram rapidamente, não dando tempo de a equipe contê-las. O incêndio teria começado na torre de iluminação do veículo, inviabilizando que as bombas de força para a saída da água fossem acionadas. Com isso, ao tentarem fazer os mecanismos para evitar que as chamas tomassem proporção maior, as bombas do caminhão já não estavam mais funcionando.

Uma nova viatura foi acionada, porém, ao chegar ao local, o caminhão já havia sido destruído pelo fogo. No veículo, havia bastante material de combustão, como cilindros de oxigênio, galões de gasolina, o próprio óleo diesel do gerador da torre de iluminação, o que provavelmente contribuiu para que o veículo fosse tomado pelas chamas muito rápido.

À equipe restou correr contra o tempo para tentar retirar o máximo de equipamentos de resgate que puderam, os quais estavam em compartimentos do caminhão. “O pessoal conseguiu tirar, nesse período, o que deu de materiais, que são todos caros e difíceis de repor”, falou o capitão do Corpo de Bombeiros da unidade, Anderson Luiz Feijó.

Segundo ele, ao que tudo indica, o fato não foi decorrente de falha operacional, visto que a equipe já tinha terminado de combater o incêndio no local. “Não havia risco nenhum de propagação de incêndio ambiental. Já estavam recolhendo os materiais para poder retornar para a base quando um deles reparou um clarão embaixo do veículo”, contou.

Ainda de acordo com Feijó, a situação provavelmente aconteceu devido a uma pane elétrica no caminhão, por não haver nenhum foco de incêndio ou qualquer tipo de caloria próximo ao caminhão, conforme destacou. “Estavam todos ao redor do caminhão quando o incêndio começou, então, qualquer foco, brasa ou coisa nesse sentido, eles teriam percebido”, afirmou.

O capitão lamentou o ocorrido. “Infelizmente, essas coisas acontecem”, disse, complementando que, embora aquele fosse o principal veículo da frota, há outros de apoio e anunciou que o caminhão já será substituído por outro veículo para o batalhão. “Nós não ficaremos sem veículo em Campo Mourão, não haverá prejuízo para o atendimento no município”, assegurou.

Feijó ressaltou que, apesar do susto e dos danos materiais, felizmente ninguém se feriu, o que, para ele, é o mais importante. Um procedimento padrão será aberto para apurar quais foram as reais causas do ocorrido.

O caminhão estava na base do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão desde 2020. Era uma viatura relativamente nova, que completou este mês 4 anos de uso. Foi usado no combate a diversos incêndios, pois tinha alguns diferenciais, como tecnologias embarcadas. Apesar disso, o capitão comentou que os atendimentos não deixarão a desejar. “Como a gente tem técnicas diversas, não é isso que vai fazer a diferença no nosso atendimento”, afirmou Feijó.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 04h04 - Fonte: ClimaTempo
14°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 26°

Sáb 26°C 15°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 18°C
Ter 23°C 15°C
Qua 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias