Domingo, 19 de Maio de 2024
17°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Segurança Segurança Pública

PCPR prende 14 pessoas em operação do Maio Laranja, ação de combate ao abuso infantil

A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (17) em 21 municípios do Estado. Anualmente, a PCPR também realiza campanhas e ações com a finalidade de ...

16/05/2024 às 18h41
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: PCPR
Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 14 pessoas durante uma operação de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, deflagrada nesta quinta-feira (17), sendo 11 por cumprimento de mandado e três em flagrante. A ação ocorreu em 21 municípios do Paraná.

A operação teve como intuito reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e faz parte da campanha do Maio Laranja. “Esta é uma data fundamental para conscientizarmos a população sobre a importância de preservarmos a integridade das crianças e adolescentes, além de tirarmos de circulação indivíduos que cometeram este tipo de crime”, ressalta a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes.

O delegado titular do Núcleo de Proteção à Criação e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) na Capital, Rodrigo Rederde, reforça que o objetivo é tirar de circulação indivíduos que cometeram os crimes de violência e abuso sexual contra vulneráveis. “É uma operação de resposta a esses crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Tiramos de circulação várias dessas pessoas envolvidas com o abuso sexual infantil. As investigações continuam. Para nós é muito importante o dia D de combate ao abuso sexual de vulneráveis”, explica Rederde.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para marcar a data com a finalidade de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante a primeira quinzena de maio foram realizadas 45 palestras e ações comunitárias para mais de 2.497 pessoas. As ações tiveram como público-alvo crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, e a rede de apoio. Foram abordados temas como o semáforo do toque e o combate aos abusos sexuais.

DENÚNCIAS- Para denunciar anonimamente o cidadão pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.

AÇÃO EDUCATIVA– O Nucria vai promover um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil neste sábado (18), no Parque Barigui, em Curitiba, das 10h às 17h. No local serão disponibilizadas orientações, materiais educativos, recreações, exposição dos carros da PCPR e cães terapeutas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 25°C 11°C
Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 26°C 17°C
Sex 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias