Domingo, 19 de Maio de 2024
17°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Cultura Piauí

Patrimônio Vivo do Piauí ganha 5 novos integrantes

Os selecionados passam a receber uma bolsa vitalícia pelas contribuições à cultura do estado.

16/05/2024 às 12h41
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, nessa quarta-feira (15), o resultado da seleção para os novos contemplados no edital de Registro do Patrimônio Vivo do Piauí. São cinco selecionados que passam a receber uma bolsa vitalícia pelas contribuições à cultura do estado. 

O chamamento “Mestre Gregorinho” selecionou pessoas e grupos com vasto conhecimento técnico na produção e preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de comunidades de todo o Piauí. Ao todo, o estado passa a contemplar 30 representantes com bolsas que variam de R$ 1.100,00 (pessoa física) a R$ 2.200,00 (grupos), incluindo as que já recebem o auxílio e agora as que passam a integrar a lista. 

“Essa é uma das conquistas que mais nos orgulha, porque estamos valorizando essas pessoas que passaram a vida inteira na preservação e disseminação da cultura piauiense. É uma conquista que poucos estados possuem e o nosso desejo é ampliar ainda mais o número de contemplados”, celebra o secretário da Cultura, Carlos Anchieta. 

O pagamento das bolsas de incentivo financeiro, por parte do Governo do Estado, aos Patrimônios Vivos ocorrerá a partir do primeiro dia do mês subsequente à publicação do resultado. Todos os contemplados têm, no mínimo, 20 anos ou mais de atuação cultural. 

Registro de Patrimônio Vivo 

O Registro de Patrimônio Vivo no Piauí tem por finalidade a preservação, por meio de reconhecimento e apoio financeiro do Governo do Piauí, dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular piauiense mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas naturais, brasileiras, residentes e domiciliadas no Piauí ou grupo de pessoas naturais, dotadas ou não de personalidade jurídica, estando constituída sob qualquer forma associativa, sem fins lucrativos. 

Confira a lista dos selecionados:

I. Manoel Pereira de Almeida (Mestre Antônio Felix) - Cultura Popular, São Miguel do Tapuio.

II. Maria dos Remédios Pereira (Mãe Maria do Quilombo) - Cultura Popular, Paquetá.

III. Pedro Alves de Melo (Pedro Moça) - Cultura Popular, Porto.

IV. Etevaldo Lima da Silva (Jandaia) - Artes Plásticas/Música, Teresina.

V. Grupo Batuque de Negros e Negras do Braz da Malhada - Cultura Popular, São João do Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 25°C 11°C
Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 26°C 17°C
Sex 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias