Domingo, 19 de Maio de 2024
17°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Esportes Bahia

Mais de 50 atletas viajam com apoio da Sudesb para competições fora da Bahia

Esportistas de ginástica rítmica, natação do paradesporto, futebol de amputados e karatê destacam importância do apoio da Sudesb para competir em o...

14/05/2024 às 15h07
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Ricardo Bufolin
Foto: Ricardo Bufolin

O esporte da Bahia não para com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Nesta semana, quatro viagens estão programadas para que atletas baianos disputem competições relevantes em outros estados e até mesmo fora do país. Ginástica rítmica (GR), natação paralímpica, futebol de amputados e karatê são as modalidades da vez.

Rumo à Bulgária, a ginasta Keila Vitória e sua treinadora, Joseane Maria de Sá, viajam neste domingo, 19, para dois campeonatos internacionais da modalidade. O apoio por meio de passagem aérea da Sudesb possibilita que a atleta treine para integrar a Seleção Brasileira de Ginástica e busque ranqueamento internacional.

A jovem compete na categoria adulto do evento, que é a partir dos 16 anos – idade de Keila. “Essas duas competições são de suma importância no processo de treinamento para a permanência dela na seleção brasileira e para o campeonato Brasileiro, que vai ser realizado aqui em Lauro de Freitas. A Europa domina a GR e o Brasil está em ascensão com resultados maravilhosos. Emparelhamos com países como Itália, Espanha e Bulgária”, afirma Joseane.

Foto: Ascom/Sudesb
Foto: Ascom/Sudesb

O objetivo da dupla é colocar Keila na Seleção Olímpica para 2028. A treinadora reforça o papel da autarquia do esporte neste processo. “A Sudesb está tendo uma importância ímpar na vida esportiva de Keila. Temos tido todo apoio com passagens sempre que precisamos, além de todo o carinho, respeito e confiança que a Sudesb tem no nosso trabalho. Somos muito gratas”.

Natação

Para representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Paranatação, o atleta paralímpico Ronaldo Souza viaja para a disputa em São Paulo com apoio de passagens aéreas da Sudesb. A partida está marcada para esta sexta, 17, e suas provas no evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro acontecem nos dias 18 e 19 de maio.

A disputa é a última seletiva para as Paralímpiadas de Paris 2024 na modalidade. Para se classificar, Ronaldo precisa nadar no índice paralímpico. Empolgado para as disputas, o atleta vai competir nos 400m livre, 100m livre e 100m nado costas.

“A expectativa é a melhor, venho treinando muito e me preparando bem para conquistar meus objetivos. O apoio da Sudesb através das passagens é fundamental. Sem esse apoio, não poderia participar das competições”, afirma.

O atleta é bicampeão pan-americano (Guadalajara 2011 e Toronto 2015), participou das Paralimpíadas de Londres em 2012, e é campeão baiano de Prova Rápida Águas Abertas. Atualmente, é o 3º colocado no ranking nacional S7.

Também com apoio de passagens da Sudesb, nadadores paralímpicos do time de natação da Fundação José Silveira irão participar de competição em São Paulo: Danilo Ramos Haun, Bárbara Britto Cruz, Verônica Mauadie de Almeida, Ricardo Pires dos Santos Filho, Marcos Paulo Nery Giudice, Paloma Silva Gomes Silveira. Eles partem rumo ao evento amanhã, 15, e disputam suas provas entre os dias 16 e 19 de maio.

Karatê

A Federação Baiana de Karatê Kyudoshin (FBKK) selecionou um grupo de atletas para participar do Campeonato Norte Nordeste de Karatê, que acontece em Recife nos dias 18 e 19 de maio. Márcio Guilherme; Esther Victoria, acompanhada de seus responsáveis Elaine Cristina e Márcio Vinicio; Mateus Santos, na companhia de Lindijane Veloso; e Kamila Cerqueira Santos, que viaja junto com Evanilda Cerqueira Conceição, irão competir com apoio de transporte da Sudesb.

O presidente da FBKK, Itamar Judson Pereira, ressalta a importância do evento. “É uma competição importante porque cria uma oportunidade de participarmos do Campeonato Brasileiro de Karatê, em setembro. Estamos com expectativas altas, porque é uma seleção de atletas com grande potencial”, afirma.

Foto: Ascom/Sudesb
Foto: Ascom/Sudesb

O currículo dos atletas reforça o potencial da Bahia na competição. Kamila Cerqueira é campeã mundial de karatê, já foi campeã brasileira e bicampeã baiana; Matheus Santos também é campeão mundial; tal qual Márcio Guilherme, que é campeão mundial de karatê e campeão Pan-americano; e Ester Vitória é vice-campeã mundial de karatê e terceiro lugar no Pan-americano. Todos estes são alunos frutos do projeto social Humana Karatê, do Centro Social Urbano (CSU) de Castelo Branco.

Futebol de amputados

Uma delegação com 37 pessoas da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) viaja nesta quarta-feira, 15, por meio de ônibus concedido pela Sudesb, para participar da Copa do Norte-Nordeste de Futebol de Amputados. O evento acontece na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre 17 e 19 de maio.

Para Luciano da Anunciação, presidente da ABDA, essa modalidade de apoio da Sudesb reforça a importância do paradesporto. “É algo que gera uma inclusão, nos traz uma felicidade. Sem esse apoio, não conseguiríamos participar da competição. É uma copa que o nosso time vem batendo na trave, sempre indo para finais, mas não conseguimos o título ainda”. Luciano espera que, dessa vez, o resultado seja diferente.

Fonte: Ascom/Sudesb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 18°

Seg 25°C 11°C
Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 26°C 17°C
Sex 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias