O Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF), da Polícia Científica do Paraná, vai participar da 22ª Semana Nacional dos Museus (SNM), dos dias 13 a 18 de maio. O início da programação, que este ano tem como tema Educação e Pesquisa, está marcado para esta segunda-feira (13). Ao longo dos dias, serão oferecidas diversas atividades, incluindo palestras, visitas guiadas e exposições sobre o tema “Aula de Anatomia”, que contará com itens relacionados ao ensino da anatomia e seu vínculo com a medicina legal.
Tanto as palestras, quanto a exposição, serão ministradas por profissionais de diferentes áreas na sede do MPCF do Centro da Capital, o Antigo Necrotério, localizada na Avenida Visconde de Guarapuava, 2.652.
Esta é a terceira vez que o MPFC participa da Semana Nacional dos Museus, que é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio.
A diretora do museu e perita criminal, Fabíola Schützenberger Machado, exaltou a importância dos eventos para a divulgação das ciências forenses. “Participar da Semana dos Museus é uma oportunidade que temos para atingir uma quantidade maior de pessoas. É sempre gratificante divulgarmos o vasto material que temos na Polícia Científica, em especial quando se trata de aprendizado e ensino”, afirmou.
A anatomia é uma ciência que estuda a estrutura corporal dos organismos animais, sejam eles humanos ou não. É uma das ciências básicas aplicadas a pessoas atuantes nas áreas de saúde e uma das principais quando se trata de conhecimentos no procedimento de necropsias.
Confira abaixo a programação:
Exposição temporária “Aula de Anatomia”
13 de maio - 19h (abertura)
14 a 17 de maio - 15h às 20h
18 de maio - 9h às 12h
14 de maio - 19h
Palestra: O que acontece dentro do Necrotério
Palestrante: Camilla Borges Gazolla, professora universitária na Faculdade de Pinhais e técnica em Perícia Oficial da Polícia Científica do Paraná
15 de maio - 19h
Palestra: Anatomia e Medicina Legal
Palestrante: Bruno Trevisan Zacharias, médico legista do Quadro Próprio de Peritos Oficiais do Estado do Paraná
16 de maio - 19h
Palestra: Representações anatômicas, pacientes e médicos
Palestrante: Marcos Dias Araújo, professor do IFPR em Paranaguá e estudante de museologia na Unespar
17 de maio - 19h
Palestra: Condenados à pena de morte no Paraná Provincial: História do crime escravidão”
Palestrante: Ilton Cesar Martins, professor da UEPG e pesquisador acerca da escravidão negra na Província do Paraná