A nova união entre Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná é o grande destaque da semana na agenda cultural: o espetáculo “Conexões” reúne "Outras Estações", de Vivaldi, coreografada por Jorge Garcia, e "Unwaltz – Isso não é uma valsa", de Strauss, reinterpretada pelo coreógrafo francês Mathieu Guilhaumon, de 3 a 5 de maio no Guairão.
Na próxima quinta (9), o mesmo palco recebe outra apresentação de destaque: "Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms", de Chopin, com o pianista russo Dmitry Shiskin. No Guairinha, o grupo Barbatuques, reconhecido pela percussão e música corporal, comemora 25 anos de estrada com um espetáculo especial no sábado (4) e domingo (5).
Além das exposições nacionais e internacionais de sucesso, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público oficinas e atividades educativas variadas. Estão previstas visitas mediadas, atividades artísticas com giz pastel, além das palestras de Gustavo Caboco Wapichana e Fernanda Pitta.
A cena musical encontra o espaço museal toda quarta-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR). Na próxima quarta (8), o museu recebe o show de rock-brasileiro e psicodelia com a banda curitibana Teto Baixo.
Ainda na quarta-feira (8), o multiartista Rimon Guimarães, conhecido por seus murais urbanos, assume a Sala Aberta do Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) com uma exposição individual e um período de interatividade com o público.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Samba do Compositor Paranaense – As rodas de samba na BPP, abertas ao público, ocorrem todos os primeiros sábados do mês. O próximo encontro será neste sábado (4), às 10h, no Hall Térreo.
Ler Junto, com Guilherme Shibata– Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 6, é o conto “Rolézim”, de Geovani Martins, no Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.
Lançamento de livro e abertura de exposição– Na próxima terça-feira, dia 7, Edra Moraes faz o lançamento do livro-objeto “As lavadeiras”, na Seção de Belas Artes. Neste mesmo dia acontece a abertura da exposição, com o mesmo nome do livro, a partir da instalação de um varal que convida os visitantes a explorarem um labirinto perfumado de alfazema.
Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo– Na quarta-feira, dia 8, o autor Giuseppe Caonetto lança seu livro “Nasci em 62 sonetos”, composto por esses poemas e um sonetilho, organizados em quatro partes. É às 17h, no Hall Térreo da BPP.
Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo– Fechando os lançamentos da semana, na quinta-feira, dia 9, Pedro Pacheco realiza o evento do livro “História de um Nome”, com uma nova proposta de estudo dos nomes familiares, da genealogia, história e ciclos econômicos, principalmente da família Pacheco dos Santos Lima, e outras, como os Antunes Maciel, e imigrantes como os Scharnoweber, Schletter e Seiboth. É às 17h, no Auditório.
Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.
Jornal Cândido– A 149ª edição do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível pelo link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido , com uma reportagem especial sobre o kitsch na literatura, o segundo texto da série "Mulheres contra a Ditadura", uma entrevista com a escritora Júlia Raiz, uma pensata de Carlitos Marinho sobre a relação entre os regimes autoritários e o futebol, e outros conteúdos inéditos.
Seção Infantil
Oficina de origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado (4) às 11h, na Seção Infantil. Entrada gratuita.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.
Títulos disponíveis:
“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.
“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.
“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Teto Baixo– Nesta quarta (8) às 18h o projeto Tons Vizinhos - Quartas Musicais recebe Laura Wagner, Gabriel Tempesta, Jaime Kulak e João Colla, integrantes da banda Teto Baixo, para um show de rock-brasileiro e psicodelia. O público pode conferir o repertório autoral da banda em sua playlist disponível no Soundcloud, por meio deste link .
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Sala Aberta – A Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná, avança para sua segunda etapa. A partir da próxima quarta-feira, 8 de maio, o multiartista curitibano Rimon Guimarães assume o espaço dedicado a "situações artísticas". Ele trará uma exposição individual inédita, um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9. Uma cerimônia de recepção ao público está marcada para às 19h, e marcará o início dessa nova ocupação.
Arte para Maiores– Programada para 7 e 14 de maio, das 14h às 17h, a edição de maio do programa Arte Para Maiores terá como tema a exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos. Na atividade, o público maior de 60 anos passará por uma visita mediada na mostra, seguida de uma oficina artística. A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. Interessados podem se inscrever AQUI .
Laboratório de experiências– Em duas sessões, às 10h30 e às 14h30, na próxima quarta (8) o Laboratório de Experiências convida o público de todas as idades a desvendar a técnica de giz pastel – seco e oleoso. A inspiração surgiu do universo de cores da obra “Brincando animada II”, da artista Tadáskía, que compõe a exposição “coreografias do impossível”, em exibição nas Salas 1 e 2.
A oficina é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar. As entradas são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada.
Palestra– Na próxima quinta (9), às 19 horas, no Miniauditório, o segundo ciclo de seminários do projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe debates relativos à acervos. Neste ciclo, as questões principais são ligadas ao direito à terra. Os convidados são o artista Gustavo Caboco Wapichana e a professora da Divisão de Pesquisa em Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Fernanda Pitta, com a mediação de Galciani Neves, curadora da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”.
A participação é gratuita e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário AQUI . As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.