Esportes Bahia
Sudesb promove encontro para apresentação das ações do núcleo Mais Mulheres no Esporte
Selo Lilás foi concedido à autarquia pela promoção da inclusão e da valorização das mulheres no seu ambiente de trabalho e na área esportiva. O pos...
30/04/2024 00h00
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

“Promover a valorização da mulher e defender a igualdade de gênero no meio esportivo”. Esse foi o tema do evento realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Estádio de Pituaçu, sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a apresentação do núcleo Mais Mulheres no Esporte da Sudesb. No encontro, foram apresentadas as ações já realizadas e programadas, tal como a importância dessa atuação para garantir os objetivos.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a relevância da criação do núcleo para reforçar as pautas debatidas e incorporadas nos últimos anos para a inclusão feminina, valorização da pessoa com deficiência e garantia de mais saúde no esporte. “Discutimos essas pautas ao longo do Conselho Estadual do Esporte a partir do Sistema Estadual do Esporte e criamos os núcleos na Sudesb, como o Mais Mulheres no Esporte, de Paradesporto e de Saúde no Esporte. São ações coordenadas e direcionadas às políticas públicas do esporte baiano, como na temática da participação feminina”, pontuou.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

Dentre os assuntos tratados, foram explicados os papeis do núcleo pela coordenadora Juliana Camões. O núcleo vai atuar na inclusão feminina no esporte em todas as frentes, desde os já desenvolvidos nos projetos sociais, nos eventos de alto rendimento e demais competições estaduais até o incentivo à presença feminina nos cargos de lideranças.

Continua após a publicidade

“Vamos focar na importância da presença femininas tanto na prática quanto nos locais de lideranças do esporte. Isso influencia diretamente na elaboração dos regulamentos de competição e na composição das federações, que vão ditar o andamento do esporte no nosso estado. Além disso, precisamos lembrar os cuidados com as atletas que já praticam e buscar novos destaques em projetos da iniciação esportiva e do esporte comunitário e de lazer para as mulheres de todas as idades”, afirmou Juliana.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

Exemplos

Neste breve período de atuação, o núcleo já tratou internamente com as demais áreas da Sudesb para o fortalecimento da pauta, que foi possível em eventos específicos para o público feminino em 2023, como a Copa Maria Bonita de Taekwondo, o Campeonato Maria Quitéria de Arco e Flecha, o Engie Open de Tênis e a Copa Jacuípe Feminina. A proposta, para este ano, é expandir a temática para projetos de interiorização, de capacitação e da promoção do lazer.

Os projetos sociais exclusivamente femininos também foram incentivados, como a Casa de Ginástica da Bahia, com a Federação Bahiana de Ginástica (FBG); o Dragon Boat, da Federação Baiana de Canoagem (Febac); e o Esporte na Cidade, uma parceria com o instituto Peito Aberto e a Lei de Incentivo do Esporte, pelo Ministério do Esporte, com meninas da periferia de Salvador em vulnerabilidade social e matriculadas em escolas públicas. O programa recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021 na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

A partir destes projetos, jovens mulheres podem desfrutar dos benefícios e despontar no cenário nacional e internacional do esporte de alto rendimento, como Valdenice Conceição, mais conhecida como “Neta da Canoa”. A canoísta conseguiu a vaga olímpica para o Brasil na categoria C1 Feminino 200m nas Olimpíadas de Paris 2024 na semana passada e irá representar o país em solos franceses.

Valdenice foi uma das muitas atletas que prestigiaram o evento, e destacou a alegria do momento que está vivendo: “Para mim, é uma honra está aqui hoje como a primeira mulher brasileira na canoa feminina nas Olimpíadas. Só tenho a agradecer à Federação e à Sudesb/Governo do Estado. Torço que sigam apoiando a canoagem e a mulher no esporte em geral, porque já está sendo muito importante e grandioso”, relatou.

Foto: Reprodução/Secom Bahia

Parcerias

Vicente Neto aproveitou o evento para salientar as políticas públicas transversais da mulher no esporte. Ele agradeceu a presença das autoridades e, em particular, da secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, pelas ações conjuntas. “Nosso objetivo é realizar ações transversais com as demais secretarias para fortalecer a inclusão feminina no esporte, como foi a Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino, um sucesso nas duas edições em parceria com a SPM”, afirmou.

Por causa das iniciativas e da promoção da inclusão e da valorização das mulheres no seu ambiente de trabalho, a Sudesb recebeu a recente conquista do Selo Lilás, uma ação implementada pela SPM. A autarquia estadual foi uma das 84 empresas certificadas pela Lei Estadual nº 14.343 de 10/08/2024 de autoria da deputada estadual Neusa Cadore, que estava presente no ato.

A titular da SPM celebrou a preocupação com a Sudesb. “Sem o espaço no trabalho, nós (mulheres) vamos ser uma mulher adoecida e estressada, em vulnerabilidade. Prevenir e enfrentar todas as violências são atitudes necessárias também no espaço do trabalho e no esporte. Temos que celebrar os órgãos que atuam com respeito e por visões avançadas e inclusivas como a Sudesb. Essa certificação é o reconhecimento da gestão dessa autarquia. Nós seremos parceiros”, apontou Elisângela.

O evento também contou com a presença da deputada estadual Olívia Santana, do vereador Augusto Vasconcellos e da tenente coronel do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher Maria da Penha, do defensor público Pedro Paulo Casali. Na plateia, muitos atletas, presidentes e demais representantes das federações esportivas. Dentre eles, estão as presidentes Renata Barros, da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF), Erika Telles, da Federação Baiana de Orientação (FBO), e Camila Lima, da Febac. 

Fonte: Ascom/Sudesb