A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou nesta sexta-feira (26) sete operadores aerotáticos no Curso de Operações Aéreas de Segurança Pública (COA II). A formatura aconteceu na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba. De acordo com o delegado e chefe do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), Renato Coelho, os policiais agora passam a estar habilitados a operar aeronaves de asas rotativas, como helicópteros.
Ao todo, 28 pessoas se inscreveram, 22 delas passaram pelo teste de aptidão física e nove deram início ao curso. Entre os alunos estão policiais civis do Paraná e Santa Catarina, além de policiais federais da região de fronteira.
"Era uma necessidade do GOA realizar um novo curso de operações aéreas para que novos policiais passem a integrar a equipe, aumentando a segurança em regiões de fronteira, em todo o Paraná e onde haja a necessidade das ações aéreas", destacou o chefe do GOA.
Um dos formandos do curso, o delegado Guilherme Fagundes, diz que o curso é muito importante na carreira policial. Ele é o primeiro delegado de polícia a se formar como operador aerotático no país. "Estou extremamente honrado em poder participar do curso, o qual foi dirigido pelo GOA, sendo agregados diversos conhecimentos e experiências que serão utilizados para a carreira policial. Espero poder contribuir ainda mais com a sociedade e trazer mais resultados para a instituição", afirmou.
Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos
AULAS- O curso teve duração de 54 dias. Foram ministradas disciplinas sobre aviação de segurança pública, como fisiologia de voo, navegação aérea e meteorologia, além das matérias mais específicas como rapel, tiro embarcado, tiro estático, atividade rural, além de atividade aquática, que terá num módulo específico na região de fronteira.
GOA- O Grupamento de Operações Aéreas iniciou os trabalhos em 2016 com um helicóptero R44. De lá para cá, foram incorporados à PCPR mais um helicóptero do mesmo modelo, um avião Beecheraft modelo Baron B58 e um helicóptero Bell 407. Um helicóptero Eurocopter AS 350 locado também completa a frota.
Durante os últimos sete anos, o grupamento possibilitou que a PCPR expandisse a sua atuação através do reforço aéreo, participando de operações exclusivas e programadas para cumprimento de mandados por todo o Paraná.