Sexta, 24 de Maio de 2024
13°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Tecnologia Ciência e Tecn...

Dia da Conservação do Solo: Tecpar e Adapar atuam juntos para proteção da natureza

O Tecpar realiza ensaios especializados que ajudam a monitorar e manter a capacidade produtiva do solo no Paraná. Eles analisam substâncias contam...

15/04/2024 às 10h26
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Hedeson Alves/Tecpar
Foto: Hedeson Alves/Tecpar

Nesta segunda-feira, 15 de abril, Dia Nacional da Conservação do Solo, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) destaca a importância da preservação e uso correto deste importante recurso natural. A capacidade produtiva do solo é finita, ou seja, sem manejo adequado ele pode se esgotar. Por isso, a manutenção fundamental, seja ela preventiva, para garantir a sua funcionalidade ou, corretiva, para restaurar a qualidade.

Neste sentido, o Tecpar realiza ensaios especializados que ajudam a monitorar e manter a capacidade produtiva do solo no Paraná. Eles analisam substâncias contaminantes potencialmente presentes no solo como metais pesados e resíduos de agrotóxicos.

Equipamentos de ponta e técnicos especializados garantem a precisão das análises realizadas pelo Tecpar, seguindo métodos reconhecidos internacionalmente, e as normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar, enfatiza a necessidade de combinar métodos de manejo e uso do solo para protegê-lo contra deteriorações. O uso inadequado de insumos agrícolas, segundo ele, é uma causa de degradação do recurso natural. “Com foco na sustentabilidade ambiental do Paraná, o Tecpar colabora com a Adapar na fiscalização de agroquímicos, fertilizantes e outros insumos agrícolas comercializados no Estado. Esta é uma maneira de contribuir para a preservação do solo paranaense”, afirma.

PARCERIA– Em março, o Tecpar e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) renovaram parceria para análise de amostras de diversos produtos agrícolas, como fertilizantes, biofertilizantes, corretivos agrícolas, inoculantes, substratos e outros insumos utilizados para a adubação do solo. O contrato prevê a realização de ensaios físicos, químicos e biológicos nos laboratórios do Tecpar, para verificar a conformidade desses produtos com as normas e legislação.

O gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende, defende que a parceria entre diferentes setores do governo é valiosa para fortalecer a proteção dos recursos naturais. “Somamos o trabalho de campo dos fiscais de defesa agropecuária ao conhecimento dos pesquisadores para garantir os cuidados com esse recurso tão relevante para a agricultura. Isso promove a sustentabilidade no campo e a segurança alimentar para a população”, observa.

De todas as amostras de fertilizantes analisadas em 2023, o Tecpar identificou que 23% não estavam em conformidade com os limites da legislação.

ENSAIOS– Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, explica que as análises asseguram a qualidade e a conformidade dos produtos com as garantias declaradas pelos fabricantes, que possam prejudicar o solo.

"Esses produtos são essenciais para nutrir plantas e vegetais, porém são cruciais sua qualidade e composição para evitar danos ao solo. Por meio de ensaios laboratoriais, podemos identificar a quantidade de nutrientes e metais contaminantes em produtos fiscalizados ou apreendidos pela Adapar, além de detectar o uso irregular de formulações em fertilizantes” afirma.

O laboratório do Tecpar realiza ainda ensaios que avaliam a conformidade de inoculantes ou biofertilizantes, à base de bactériasRhizobiumeBradyrhizobium. O inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias benéficas para o desenvolvimento das plantas. “Estes produtos são utilizados para elevar a produtividade da lavoura e reduzir a necessidade de fertilizantes sintéticos, ajudando assim a preservar a saúde do solo”, diz Daniele.

EXPERTISE– O Tecpar é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para avaliar a qualidade de fertilizantes e resíduos de agrotóxicos em produtos agrícolas no território nacional há mais de 10 anos. Seus laboratórios possuem reconhecimento internacional e acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro sob o número CR 0244.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 20h04 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. Máx. 18°

Sáb 17°C 6°C
Dom 15°C 9°C
Seg 14°C 11°C
Ter 16°C 6°C
Qua 20°C 4°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias