A agenda cultural da semana tem atrações diversificada para público de todas as idades. Com ingressos esgotados, o clássico "O Lago dos Cisnes" leva ao Guairão a bailarina carioca Ana Botafogo e outros talentos para uma apresentação comemorativa aos 331 anos de Curitiba.
O auditório também recebe na manhã deste domingo (14) o maestro e pianista João Carlos Martins, ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná, e o ex-titã Nando Reis, no show “Voz e Violão”.
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) apresenta uma agenda para todos os públicos. Além dos eventos tradicionais, como o Sábado Lúdico para crianças e a Roda de Leitura 60+ voltada para a saúde socioemocional, a BPP terá o lançamento do livro "Maria Nicolas: além do bê-a-bá".
No Museu Paranaense (MUPA), as ações do Abril Indígena continuam com várias atividades, incluindo como destaque o lançamento online do catálogo da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, um tributo à fotógrafa e ativista que dedicou sua vida ao povo indígena Yanomami.
O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) abre a curadoria questionadora da pintora Uiara Bartira com a exposição "Eu e o Mundo", explorando a dualidade dos gêneros na arte contemporânea, por meio de afrescos pintados por artistas mulheres.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo– No sábado, dia 13, às 9h, o Hall Térreo da BPP recebe o lançamento do livro “Maria Nicolas: além do bê-a-bá”, da autora Silvana Schuindt.
Sábado Lúdico– Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. É neste sábado, dia 13, das 10h às 12h, na Gibiteca/Multimeios.
Roda de Leitura 60+– Encontro quinzenal de leitura e discussão de obras da literatura mundial e das ciências que favoreçam a saúde socioemocional das pessoas. A próxima sessão é na segunda-feira, dia 15, às 15h, na Sala de Reuniões do 2º andar.
Ler Junto, com Guilherme Shibata– Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 15, é o conto “Geografia”, de Mario Benedetti, no Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro acontece no dia 18 de abril, na sala Coworking da Biblioteca.
Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca.
Seção Braille - Escreva Seu Nome em Braille– O evento promovido pela BPP em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille foi um sucesso e, por isso, ele será estendido. Na sexta-feira (12), das 9h às 11h e das 13h às 16h, as atividades acontecem no Hall Térreo; já no sábado (13), das 9h às 12h, o espaço é a Seção Braille.
Projeto Cine Inclusivo (filmes)– Sessões de exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Títulos disponíveis:
“G.I. Joe – A Origem do Cobra” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.
“Bolt Supercão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.
“Além da Escuridão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h36.
Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
“Projetos Impossíveis”– Na próxima quarta-feira (17), o MAC Paraná promove uma oficina artística com entrada gratuita. O evento, parte do projeto Sala Aberta, chama-se "Projetos Impossíveis" e é organizado pelo Coletivo Brutas. Temporariamente ocupando parte do MON, o MAC Paraná realizará a oficina na Sala 9, das 14h às 16h.
Durante a oficina, os participantes serão incentivados a soltar a imaginação, idealizando situações, obras ou instalações que desejam ver expostas em um museu. "Projetos Impossíveis" visa explorar ideias audaciosas e inovadoras, desafiando os limites do que é comumente aceito como possível no contexto artístico e museológico.
A Sala Aberta é uma iniciativa do MAC Paraná que cria um espaço para situações artísticas, com uma programação que abrange os próximos três meses. As Brutas ocupam a Sala Aberta durante o mês de abril, seguidas por Rimon Guimarães em maio e Nicholas Steinmetz em junho. Saiba mais no site oficial do MAC Paraná.
“Eu e o Mundo”– Na próxima quinta (18) o museu abre “Eu e o Mundo”, a exposição de afrescos pintados por 12 artistas mulheres que refletem a questão: “como sou e como sinto o masculino que há em mim?”.
Guiadas pela artista plástica e professora Uiara Bartira, que assina a curadoria, as artistas Adriana Vintem, Angela Muggiati, Daniela Veronesi, Francinete Alberton, Loirí Vechio, Marli Thomaz, Nelma Takeuti, Silvia Serbena e VeraLu acolhem em suas obras as questões atuais de gênero na arte, encontrando outras dualidades temáticas como matéria e espírito; corpo e alma; individualismo e sociedade; liberdade e aceitação, entre outros.
Fotografia para jovens autistas– No sábado (13), das 9h30 às 11h30, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril, será realizada uma expedição fotográfica para jovens autistas, a partir de 14 anos. Na oficina, os jovens são convidados a explorar o potencial fotográfico dos espaços internos do museu por meio da câmera de seu celular, ou qualquer outra.
Também serão mostradas técnicas básicas de composição fotográfica, referências e inspirações, além de serem distribuídos kits com filtros, lentes e propostas fotográficas que incentivam o olhar sensível para a fotografia. Interessados podem se inscrever AQUI
100 anos de Poty– Já está em cartaz a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” que comemora o centenário de Poty Lazzarotto e a importância do artista para a identidade cultural do Paraná. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao museu, em 2022, e estará disponível ao público na Sala 6.