Segunda, 29 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Cidades Cidades

Bright Cities: Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Levantamento feito pela consultoria Bright Cities leva em consideração indicadores dos 319 municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes. Cur...

11/04/2024 às 14h11
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. O estudo, que está em sua 2ª edição, leva em consideração a média dos indicadores dos três maiores municípios de cada unidade federativa. Curitiba, Maringá e Londrina aparecem entre as melhores do País. A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17, seguido por Santa Catarina, com 5,95.

O ranking leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.

Em missão internacional à Índia, onde tem como foco a busca por soluções tecnológicas inovadoras, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou o resultado. “Nos últimos anos, o Paraná se tornou uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível aliar altos índices de produtividade no agronegócio e na indústria com a preservação do meio ambiente”, afirmou.

De acordo com a consultoria, o reconhecimento ao Paraná reflete os esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em promover ações que impulsionam a inovação e a sustentabilidade em todos os níveis. Entre estas iniciativas que levaram ao resultado, o Bright Cities destaca investimentos em energias renováveis, o fomento à inovação tecnológica, o incentivo ao empreendedorismo e à criação de startups.

Exemplos mais recentes deste trabalho são o lançamento do projeto da Fábrica de Ideias , com a criação de um dos maiores hubs de inovação da América Latina em Curitiba, bem como o programa Talento Tech , para a concessão de bolsas para qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 3 mil jovens de 50 municípios paranaenses.

“O Paraná já é considerado o estado mais inovador do Brasil, várias cidades estão se transformando em polos tecnológicos, e projetos como estes fazem com que a tecnologia e a inovação impulsionem o dinamismo da economia e a geração de empregos mais qualificados”, comentou o governador.

A consultoria Bright Cities considera, ainda, que a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação dos recursos naturais, incluindo a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano pesaram na avaliação. Em março, o Paraná também registrou uma redução de 59% do desmatamento ilegal.

CIDADESCuritiba foi a cidade paranaense melhor avaliada no quesito de inovação e sustentabilidade na edição 2024 do ranking nacional, com uma nota média de 6,38. A Capital ficou na 9ª colocação entre as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes. Depois, aparecem a cidade de Maringá, na 12ª posição, com uma nota de 6,34, e Londrina, na 22ª, com avaliação média de 6,21.

Outras cidades que também aparecem entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do Brasil foram Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª).

Entre as cidades do Sul do Brasil, Curitiba e Maringá ocupam respectivamente a liderança e a vice-liderança regional, enquanto Londrina aparece em 5º lugar, atrás de Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.

BRIGHT CITIESCom uma metodologia inovadora baseada na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e estados e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma base de dados e centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Normalização (ISO), a ferramenta estabelece rankings comparativos e traça contextos regionais.

Os diagnósticos consideram o desempenho em dez áreas prioritárias: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo. A iniciativa conta com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Confira o ranking elaborado pelo Bright Cities e mais detalhes do estudo .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 30°

Ter 30°C 18°C
Qua 30°C 19°C
Qui 30°C 20°C
Sex 29°C 21°C
Sáb 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias