Sexta, 24 de Maio de 2024
13°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Tecnologia Ciência e Tecn...

Pesquisadores do Paraná e Québec discutem soluções inovadoras em evento na Fiep

O Research Summit em Desenvolvimento Sustentável reúne, até sexta-feira (12), na Federação das Indústrias do Paraná, cerca de 50 pesquisadores e p...

10/04/2024 às 18h26
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

O Research Summit em Desenvolvimento Sustentável reúne, até sexta-feira (12), na Federação das Indústrias do Paraná, cerca de 50 pesquisadores e profissionais do Paraná e de Québec (Canadá) para discutir soluções inovadoras visando a sustentabilidade nesses setores. O principal objetivo do encontro, organizado pela Fundação Araucária e o Escritório de Québec em São Paulo, é fomentar o diálogo e a colaboração interdisciplinar para os desafios enfrentados na indústria.

A Fundação Araucária e o Fundo de Pesquisa do Québec-Natureza e Tecnologias trabalham há alguns anos em parceria para estreitar relações internacionais. Na quinta-feira e na sexta-feira os pesquisadores vão discutir e identificar experiências com interesses para possíveis colaborações.

“A parceria com o Québec está muito focada na bioeconomia. O Québec já tem uma presença no Brasil e no Paraná há algumas décadas e nós queremos fortalecer ainda mais a relação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

A cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette, enfatizou a importância do evento para avançar em melhorias para os dois países. “Temos muito interesse em fortalecer nossas relações porque estas áreas são prioritárias para o Canadá e Québec”, afirmou.

A comitiva canadense conheceu um pouco do Sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná e as principais ações desenvolvidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária. Entre elas estão os programas de bolsas, a rede de parques tecnológicos e as agências de inovação das sete universidades estaduais. Também tiveram início as sessões de trabalho em grupos divididos por temas.

O professor Tiago Gumiere, da Universidade Laval, que já trabalhou com bolsistas paranaenses apoiados por programas de mobilidade acadêmica, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância de compartilhar novas tecnologias. “Nós temos interesse em desenvolver tecnologias mais sustentáveis, com menor impacto ambiental, e é isso que buscamos nessa missão”, comentou.

Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Emergência Climática, Francisco de Assis Mendonça enfatizou que o desenvolvimento da ciência vai impulsionar a economia de ambas as regiões. “É uma parceria internacional de muita qualidade. São países que têm semelhanças muito interessantes quando se olha, por exemplo, para a extensão de florestas e o setor agroindustrial”, observou.

“Este é um momento importante de estreitarmos as relações entre os centros de pesquisas para o desenvolvimento do Paraná e de Québec. Este tipo de evento para o Governo de Québec é primordial porque é a melhor maneira de fomentarmos estas conexões e melhorar nossas pesquisas para a aplicação de tecnologias”, afirmou o diretor do Escritório de Québec em São Paulo, Jason Naud.

CANADÁ-BRASIL– Em 2023 o governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão internacional ao Canadá e se reuniu com representantes do governo da província de Quebec para buscar novas parcerias nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e energia renovável. Ele esteve com Christopher Skeete, ministro-delegado da Economia, e com Jean Lemire, emissário para Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia de Quebec.

Ele apresentou as políticas de conservação ambiental do Paraná, como o pagamento por serviços ambientais, o ICMS ecológico e os projetos de proteção à biodiversidade, assim como a busca por fontes alternativas de geração de energia, como a fotovoltaica e biogás.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 20h04 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. Máx. 18°

Sáb 17°C 6°C
Dom 15°C 9°C
Seg 14°C 11°C
Ter 16°C 6°C
Qua 20°C 4°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias