Terça, 30 de Abril de 2024
19°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Entretenimento Entretenimento

Artista brasileira participa do Salão do Móvel de Milão

Nos dias 16 a 21 de abril, a mostra SERTÕES, da artista visual Geovana Cléa, estará exposta na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone Del Mo...

08/04/2024 às 13h01
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Nos dias 16 a 21 de abril, a mostra SERTÕES, da artista visual Geovana Cléa, estará exposta na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone Del Mobile). A exposição reúne obras inéditas selecionadas da série “Chão Rachado”, inspiradas na aridez do solo sertanejo. O evento reúne grandes nomes de arquitetura, décor, design e arte, que ditam as tendências em todo o mundo. Em 2024, o Salone Del Mobile tem como temática a sustentabilidade.

No Salão do Móvel de Milão, Sertões será apresentada em uma mostra individual com a marca Galbiati Fratelli. Todas as obras terão moldura do brand em ouro, totalmente concebida por materiais naturais, com base de ottone.

Na produção das obras no Brasil, a artista utilizou o barro preto da lagoa que deu origem ao nome de sua cidade natal, Inhapi, que significa “água sobre pedra”. Localizada em uma das regiões mais secas do estado, faz parte do território original do povo indígena koiupanká. Também serve de matéria-prima para as suas obras o mineral coletado em outra icônica região de Alagoas, a Ilha do Ferro, povoado do Médio Sertão conhecido por sua pulsão artística. Já na Itália, as obras de “Chão Rachado” foram concebidas com o barro encontrado às margens do rio Piacentino Trebbia.

A partir do processo com os materiais naturais, Geovana Cléa recria o chão rachado sertanejo, símbolo da resistência de um povo e parte importante da sua subjetividade, através das suas memórias e referências de vida. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, a artista criou uma playlist inspirada na história de suas obras, incluindo canções do grande diretor de orquestra e compositor Ezio Bosso, entre outros, que, misturados a sons da natureza e canto de pássaros, criará um ambiente sensorial único em Milão.

A artista, profundamente ligada com o meio ambiente desde a infância, é muito influenciada por suas origens. Cléa enxerga na natureza o elemento predominante em suas criações. Ela encontrou estímulo para produzir algumas peças a partir da observação do rio italiano Trebbia, de terreno argiloso, durante o verão europeu.

Semanas antes de levar suas obras para um dos principais eventos internacionais de design do mundo, Geovana recorda de como tudo começou. “Me vem à mente um dia em Inhapi, na proximidade da lagoa em que os Koiupanká nomearam a terra. Ali colhi barro preto, escutando canções sobre gratidão. Foi assim que nasceram as primeiras obras com cristais Swarovski em solo brasileiro”.

Além da exposição no espaço da Galbiati, suas obras também estarão expostas na brand Giorgio Collection, com uma coleção exclusiva que retrata a chuva, rochas, vulcões e outros valiosos minerais. Geovana Cléa é a única artista brasileira com destaque em dois ambientes no Salone del Mobile.

Geovana Cléa conta que as obras de “Chão Rachado” a emocionam profundamente, assim como a fusão da água e da pedra em qualquer ambiente natural significa, aos seus olhos, um encontro com o tempo passado, as memórias e as suas próprias origens. Junto aos elementos naturais, que se mesclam entre o presente e o passado, os trabalhos de Cléa são enriquecidos com cristais Swarovski. Preciosidades tão pequenas como grãos de areia, com lapidação de diamante e com certificação de originalidade, dada a colaboração da artista com a marca de joias desde 2014

Com um trabalho que une características expressionistas, abstratas, conceituais e minimalistas, Geovana Cléa atua na Itália e pelo mundo há mais de 20 anos. É membro imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Participou da 54ª Bienal de Veneza, recebeu o prêmio do júri da Comissão de Belas Artes de Paris durante sua terceira participação no Salão Nacional de Belas Artes do Louvre, conhecido como o salão dos artistas impressionistas desde 1861.

Geovana Cléa participou de outras quatro edições do Salone del Mobile de Milão, inclusive com exposições pessoais, criando uma ligação entre arte e design de luxo, conceito conhecido e apreciado ao redor do mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 01h04 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Qua 30°C 18°C
Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 31°C 18°C
Dom 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias