A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing, agrega ao seu portfólio de soluções a Typar Housewrap, um sistema de barreiras de água permeável a vapor e vento. Na construção a seco, a estrutura resistente é composta por perfis de chapa de aço galvanizado de espessura muito baixa, juntamente com uma série de componentes ou subsistemas (estruturais, isolamento, terminações etc.) que funcionam como um todo. Uma das características fundamentais do processo construtivo é sua condição de montagem a seco, na qual o consumo de água é reduzido ao mínimo durante o processo construtivo, reduzindo o impacto ambiental.
De acordo com as normas ABNT, em climas com chuvas e ventos cada vez mais intensos, é essencial pensar em um sistema de soluções construtivas que protejam as edificações à exposição dos fatores climáticos. Isso envolve muito mais que a escolha e execução corretas dos revestimentos externos, mas também usar barreiras que gerem edifícios mais eficientes energeticamente e aumentem suas condições de habitabilidade e conforto.
Segundo André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, em um edifício cujo envoltório foi seco, é de fundamental importância garantir, através da escolha dos materiais, o isolamento hidráulico e eólico dos componentes que compõem a sua estrutura e, ao mesmo tempo, permitir a difusão do controlo de vapor e unidade no interior do edifício. “Nessa linha, a membrana de água e vento permeável ao vapor TYPAR combina essas três propriedades em uma única solução: excepcional resistência à passagem de água e vento, permitindo também a migração do excesso de umidade ambiente do interior do painel para o exterior”, explicou.
Rossi destaca que o isolamento hidráulico em uma edificação é essencial para preservar a integridade dos elementos estruturais e o isolamento térmico que compõem o envoltório. Por outro lado, a estanqueidade ao vento melhora o desempenho dos isolantes termoacústicos, pois se eles são submetidos à movimentação de ar, sua resistência térmica é significativamente reduzida.
"A terceira propriedade de difusão do vapor permite que o painel "respire", eliminando qualquer vestígio de umidade ambiente para o exterior, evitando a condensação no interior dos painéis. Deve ser lembrado que o vapor de água migra da área de maior pressão (interior) para a área de menor pressão e, portanto, deve fazê-lo através da membrana de água e vento. A resistência à tração e ao rasgo também são de fundamental importância, pois essas membranas são colocadas em condições de presença de vento e são fixadas ao substrato por meio de grampos", complementa o executivo.
A Barbieri é distribuidora exclusiva da TYPAR na Argentina, Uruguai, Paraguai e agora no Brasil. Disponível no mercado brasileiro, o modelo Typar Housewrap (95 gramas/m2 e o material é uma base de tecido não tecido 100% Polipropileno revestida com um laminado de Polipropileno/Polietileno) cumpre todas as funções de proteção. Algumas propriedades de TYPAR: Permeabilidade ao vapor de água (0,2 g/m2 h kPa); Resistência ao rasgo (longitudinal e transversal: 318 N); Resistência à pressão hidrostática (>500 cm); e Infiltração de ar (<.02L/S· M2 @ 75 PA)
Sobre a Barbieri do Brasil
A Barbieri do Brasil nasce em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.