No planejamento de marketing é importante ter em foco aumentar a competitividade de um determinado segmento de mercado. Assim, analisar e comparar os pontos fortes e fracos dos concorrentes de um negócio, comumente chamado de benckmarking, torna possível que as marcas se posicionem e criem estratégias competitivas. O primeiro passo para iniciar esse comparativo é a coleta de dados, ela pode ser feita manualmente ou através de ferramentas de gerenciamento e análise de dados.
É essencial que essa pesquisa seja feita de forma recorrente, pois as estratégias das redes sociais mudam de forma constante. A busca de dados é um fator importante que pode colaborar com estudos para abrir um negócio ou entrar em um diferente segmento de mercado, lançar um novo produto, criar novas estratégias de marketing, iniciar um negócio em uma nova cidade, reposicionar um novo produto ou serviço, etc.
Comparando concorrentes é possível entender quais aspectos precisam ser melhorados e quais oportunidades o mercado tem para que as organizações invistam. Vale a pena lembrar que, segundo o Reclame Aqui, concorrentes são empresas que atuam no mesmo ramo e que têm o mesmo público, podendo ser concorrentes diretos ou indiretos. E, dessa forma, também é possível entender e avaliar estratégias de sucesso.
Aprender com os sucessos dos concorrentes e adaptá-los ao contexto próprio é uma estratégia indicada para crescimento. Se um concorrente lançou uma campanha de marketing que gerou grande engajamento nas redes sociais, uma empresa pode estudar essa campanha para entender o que a tornou eficaz e aplicar esses princípios em sua própria estratégia de marketing.
No entanto, é importante não se limitar a imitar os concorrentes. De acordo com o CTO da Falconi, Breno Barros, o verdadeiro crescimento vem da inovação e da criação de valor único para os clientes. Ao combinar insights obtidos dos concorrentes com a criatividade e a visão própria, uma empresa pode desenvolver uma posição única no mercado que a coloque à frente da concorrência.
Mónica Medina, especialista em marketing e Country Manager da LiveDune, afirma que as redes sociais oferecem uma plataforma para a pesquisa de mercado em tempo real. “Ao acompanhar as conversas e discussões sobre produtos, serviços e tendências do setor, as empresas podem identificar oportunidades de lançamento de produtos, ajustes de preços ou mudanças na estratégia de marketing”, diz a especialista.
As redes sociais se tornaram um terreno vital para a interação com os clientes, o marketing e a construção de marcas. Ao acompanhar de perto as atividades dos concorrentes nas redes sociais, as empresas podem obter insights valiosos sobre as preferências e comportamentos dos clientes, além de identificar tendências emergentes no mercado.
Uma das maneiras pelas quais o gerenciamento de redes sociais pode impulsionar o crescimento com base nos concorrentes é através da análise da estratégia de conteúdo. Ao observar o tipo de conteúdo que os concorrentes estão compartilhando e como os clientes estão respondendo a ele, uma empresa pode ajustar sua própria estratégia de conteúdo para melhor atender às necessidades e interesses de seu público-alvo.
O monitoramento das redes sociais dos concorrentes pode fornecer insights sobre as percepções dos clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Comentários, avaliações e mensagens diretas podem revelar áreas onde os concorrentes estão falhando e onde há oportunidades para uma empresa se destacar oferecendo uma solução melhor ou mais inovadora.
As ferramentas de gerenciamento de redes sociais são essenciais para impulsionar a competitividade dos negócios. Estas ferramentas oferecem uma série de recursos que permitem às empresas otimizarem suas estratégias de marketing, melhorar o engajamento do público e manter-se à frente da concorrência.
Muitas dessas ferramentas oferecem recursos avançados de análise e monitoramento de desempenho. Elas permitem que as empresas acompanhem métricas importantes, como o alcance das postagens, o engajamento do público, o crescimento dos seguidores e as tendências de conversação. Com esses insights, as empresas podem avaliar a eficácia de suas estratégias de redes sociais e fazer ajustes conforme necessário para maximizar os resultados.
Por fim, as ferramentas de gerenciamento de redes sociais também podem ajudar as empresas a monitorar a atividade dos concorrentes e identificar oportunidades de mercado. Isso inclui acompanhar as estratégias de conteúdo, o engajamento do público e as tendências do setor para informar as próprias estratégias de marketing e diferenciação.
A plataforma LiveDune estreou uma nova ferramenta dentro da plataforma que consegue identificar quais são os concorrentes de uma determinada marca sem que haja a necessidade dos responsáveis em adicioná-los em seus planos. Isso porque a plataforma consegue identificar pontos em comum entre alguns perfis que podem torná-los concorrentes.
Para mais informações os interessados podem acessar: www.livedune.com/br