Sábado, 27 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Cultura Amazonas

Artesanato e agricultura familiar indígena marcarão presença durante a 42º Aniversário de Rio Preto da Eva

Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

28/03/2024 às 12h35
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

A Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam) participará ativamente do 42º Aniversário do município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, com a realização da 7ª Feira de Piscicultura, a 3ª Feira da Cultura e Artesanato Indígena e a 3ª Feira da Agricultura Familiar.

Diversas etnias indígenas, incluindo Kokama, Sateré-Mawé, Marubo, Tikuna, Tucano, Baré e Mura, marcarão presença no evento, trazendo consigo a riqueza de suas tradições e produtos.

Além dos residentes do município, também estarão presentes expositores da região metropolitana de Manaus, contribuindo para uma maior diversidade e intercâmbio cultural.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

Para o diretor-presidente da Fepiam Sinésio Trovão, o evento é uma marca na história da cultura indígena Amazonense.

“Estamos contentes e ansiosos pela diversificação cultural do nosso estado, que irá ser espalhada com a programação da feira. Essa é a grande oportunidade de os parentes mostrarem seu trabalho”, disse.

O evento acontece entre os dias 30 e 31 de Março, prometendo ser um momento de celebração e valorização da cultura indígena e da agricultura familiar na região.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

“Estamos muito felizes em participar deste evento que celebra não apenas o aniversário de Rio Preto da Eva, mas também a diversidade cultural e a importância da agricultura familiar. É uma oportunidade única para valorizarmos e fortalecermos os laços com as comunidades indígenas e os pequenos produtores da região”, acrescentou o diretor-técnico Joabe Leonam.

Em Manaus, o Governo do Amazonas mantém o Centro Empreendendo Indígena Yandé Muraki, abrangendo uma variedade de materiais artesanais produzidos por indígenas de todas as regiões do estado e de várias etnias, que vão desde roupas e acessórios, até medicamentos naturais. O espaço, mantido pela Fepiam fica na rua Monsenhor Coutinho, 129, zona sul de Manaus, e funciona de segunda a sábado, nos horários de 8h às 17h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias