Sábado, 27 de Abril de 2024
29°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Educação Educação

Alunos de farmácia desenvolvem repelente sustentável

A população de São Paulo está se unindo para combater a dengue. Alunos de uma escola técnica utilizaram uma aula prática para desenvolver um repele...

22/03/2024 às 18h16
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Diante do estado de emergência devido à dengue em São Paulo, a educação se destaca como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de soluções eficazes em momentos críticos. É o que mostra o caso dos alunos do curso de farmácia da escola Grau Técnico Lapa (SP), que desenvolveram um repelente de baixo custo utilizando resíduos de alimentos como borra de café e óleo de soja usado.

O repelente sustentável, composto por 3 colheres de borra de café, 20ml de água, 30ml de óleo de soja, um recipiente de vidro, 5 centímetros de barbante e tampa de garrafa de ferro, demonstrou eficácia ao afastar insetos, moscas (vetores de doenças), pernilongos (culex) e mosquitos Aedes Aegypti. O processo de repelência inicia-se após a queima do barbante, criando uma barreira natural.

Sob a supervisão do professor Carlos Henrique Machado, os 15 alunos responsáveis pelo projeto buscaram garantir que o repelente tivesse um custo acessível e pudesse ser facilmente produzido em casa. "Com um repelente ecológico e de baixo custo, contribuímos para a redução dos casos de dengue, diminuindo a exposição das pessoas ao agente transmissor por meio de picadas", explicou Laura Knoch, diretora pedagógica.

Além do desenvolvimento do repelente, os alunos realizarão oficinas para ensinar a população a produzir o repelente caseiro e distribuirão folhetos educativos, ampliando assim o impacto positivo dessa iniciativa na comunidade. O Grau Técnico Lapa fica localizado na Rua Clélia, 2064, Lapa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias