Um vídeo de alunos da rede pública estadual de ensino cumprimentando e abraçando um policial militar do Paraná em Ponta Grossa chamou a atenção dos internautas nesta sexta-feira (22). Ele pertence ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da PMPR e aparece retribuindo o gesto de carinho. O BPEC é uma unidade que visa promover a segurança das escolas e da comunidade escolar com presença ostensiva e estreitamento dos laços com a comunidade.
O militar que aparece no vídeo é o 3º Sargento Fernando Sedlak. Ele iniciou sua carreira na Polícia Militar do Paraná em 2001 e passou por diversas unidades e funções, antes de integrar o efetivo do BPEC. Com 24 anos de serviço ativo, ele atuou na antiga Companhia de Polícia Choque e nas Rondas Ostensivas de Natureza Especial, hoje BPRONE. Em 2006, Sedlak se mudou para Ponta Grossa e foi integrar o 1º Batalhão de Polícia Militar, passando pela Rádio Patrulha e ROTAM. Ele chegou ao BPEC no final do ano passado.
"Há 10 anos as crianças pareciam ter medo das viaturas policiais. Isso mudou hoje em dia. Os próprios alunos têm confiança no nosso trabalho", afirmou o sargento, que nessa manhã cumpria escala com a soldado Juliana Pereira de Carvalho nos arredores do Colégio Estadual Senador Correia.
O militar ainda destacou que crianças têm expressado o desejo de se tornarem policiais no futuro, fruto do impacto positivo de iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ajuda a criar uma relação próxima entre as crianças e a PMPR.
O BPEC atua de forma preventiva no entorno de escolas estaduais, realizando patrulhamento, promovendo palestras educativas e desenvolvendo ações para prevenir a violência e o uso de drogas entre os estudantes. É uma das estratégias do Estado para coibir casos de violência na sociedade.