Sábado, 27 de Abril de 2024
19°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Trânsito Trânsito

Tecpar apresenta tecnologias de materiais para trânsito no Smart City Expo Curitiba

O gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, falou sobre Sinalização Viária para Compras Públicas Municipais e ...

21/03/2024 às 14h26
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou, nesta quinta-feira (21), suas soluções tecnológicas para a segurança viária nas cidades no Smart City Expo Curitiba 2024, versão brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo.

A palestra foi realizada no estande Smart Paraná, espaço do Governo do Estado que apresentará mais de 20 painéis sobre projetos e investimentos ao longo do evento, além de rodadas de podcasts diários, realizados no próprio estande.

O painel apresentado pelo Tecpar, que participa do evento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi conduzido pelo gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, químico industrial e mestre em Bioenergia, Wellington Vechiatto.

Ele falou sobre Sinalização Viária para Compras Públicas Municipais e compartilhou as soluções desenvolvidas pelo instituto para tornar as cidades mais eficientes em relação ao trânsito e à mobilidade urbana. O Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, em parceria com o Departamento de Transito do Paraná (Detran-PR), avalia a qualidade dos materiais utilizados na sinalização viária em 247 municípios.

Segundo Vechiatto, para fazer uma cidade inteligente na área viária não é preciso construí-la novamente, mas sim buscar reorganizar o seu trânsito. Isso é feito, de acordo com o técnico, com uma sinalização de qualidade, que contribua para os veículos trafegarem com uma visibilidade melhor do asfalto, além de identificações de faixa, de vias de pedestre, das sinalizações de conversões e placas, por exemplo. "Toda essa sinalização deve ser aplicada de acordo com as normativas", reforçou.

"O Tecpar tem a competência para verificar se a sinalização atende ou não essas questões, e assim a cidade pode ter um fluxo melhor de tráfego e mobilidade. Nossos laboratórios utilizam as tecnologias disponíveis para conferir se são atendidos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações", salientou durante a palestra.

MOBILIDADE INTELIGENTE– O palestrante também explicou que para construir uma ciclovia o município não precisa de grandes obras ou investimentos, mas pode simplesmente demarcar uma área, pintar com a tinta vermelha indicativa, e terá uma ciclofaixa. Segundo o Código Nacional de Trânsito (Contran), este tipo de sinalização identifica que naquela faixa só podem circular bicicletas ou ciclomotores de baixa velocidade. Então, ele afirma, essa também é uma forma inteligente de melhorar a mobilidade, apenas investindo na pintura.

“O único investimento para isso seria na adequação da pintura e das das placas, por exemplo. Mas é importante ter qualidade na identificação dessas placas, para que elas tenham boa visibilidade e durabilidade”, ressaltou.

Vechiatto destacou que o Tecpar pode auxiliar os municípios nas licitações de compras públicas municipais. Por meio de consultoria técnica e assessoria, o instituto apoia prefeituras e órgãos públicos de todo o País na elaboração de editais de licitação. “É um serviço que orienta gestores e servidores públicos sobre como definir critérios mínimos de qualidade para a aquisição de produtos. O objetivo é contribuir para a eficiência nas compras públicas e garantir a aplicação adequada dos recursos”, pontuou.

Os técnicos do instituto auxiliam na elaboração do Termo de Referência, com a descrição técnica do produto, até a análise de conformidade dos materiais entregues ao contratante após a compra para assegurar o atendimento à legislação e demais normas. “O Tecpar pode auxiliar informando quais são as normas que a prefeitura deve seguir, o que ela deve exigir no edital de licitação, e também acompanhar todo o processo de instalação, desde a compra e instalação das placas, até a pintura no asfalto”, afirmou.

SEGURANÇA ALIMENTAR– Nesta sexta-feira (22), último do Smart City Expo Curitiba 2024, a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, irá realizar uma palestra sobre o uso de ferramentas de Business Inteligence (BI) para monitorar a segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar, a partir das 9h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h08 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias