Trair não é apenas a atividade física, um momento que se passa com outra pessoa. Afinal, um relacionamento não é só sexo. O relacionamento se pauta na confiança entre duas pessoas e a traição é a quebra dessa confiança.
Por isso é importante esclarecer o que é traição. Utilizando um conceito genérico de dicionário, trair é quebrar a confiança, faltar com a lealdade. Sendo assim, o conceito de traição é muito mais amplo do que uma relação física.
Se há relação de confiança, é possível trair. Um funcionário pode trair o seu chefe, ou a empresa em que trabalha indo para outra empresa. Um amigo pode trair o outro ao revelar um segredo.
E numa relação amorosa há mais de uma forma de traição. Há a traição que envolve deixar a pessoa de lado em prol de outra, a traição emocional. Há a traição física, de uma relação sexual com outra pessoa.
Porém só é possível haver traição se há uma quebra de confiança. Se há acordo entre as partes, não há como se falar em traição.
Por exemplo, um casal pode ter um relacionamento aberto. Nesse caso, mesmo que um deles tenha um caso com mais alguém ou mesmo um velho rico isso não será considerado traição, uma vez que as partes já aceitaram esse tipo de relação.
A realidade é que não existe uma fórmula de felicidade. Cada pessoa procura o seu jeito de ser feliz, correndo atrás de seus objetivos na vida. O objetivo de cada um é diferente, os sonhos de cada um são diferentes, mas o percurso é o mesmo para todos.
E encontrar alguém com quem compartilhar esses objetivos é a melhor forma de aproveitá-los ainda mais. Sendo assim, não importa o tipo de relação que existe entre as pessoas, desde que seja pautada na confiança e no respeito.