Economia Negócios
Gulf Oil International Limited consolida subsidiária no Brasil
A marca global do setor de energia e lubrificantes consolida o estabelecimento de sua subsidiária no Brasil - Gulf Oil Brasil -, iniciando as opera...
07/03/2024 14h26
Por: Redação Fonte: Agência Dino

A operação, que começou a ser estruturada em 2023, envolveu a aquisição de fábrica de lubrificantes, seleção de parceiro licenciador para a bandeira da marca, em postos de combustíveis, e a definição das metas expansão de curto prazo em segmentos como agro.

Sob a liderança de Ramiro Ferrari, General Manager da Gulf Oil Brasil, um time de profissionais - com larga experiência no mercado de petróleo - implementou o planejamento desenhado, pela matriz da marca, para o Brasil, perfeitamente alinhado ao cronograma proposto, de modo a iniciar 2024 com a operação consolidada e plenamente ativa.

Para a produção dos lubrificantes Gulf destinados aos segmentos automotivo, industrial e agrícola, foi adquirida planta em Iperó – SP. A fábrica com capacidade de produção de 3.000.000 litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado.

A meta da empresa é ampliar a produção para 4.500.000 litros/mês, nos próximos meses para fazer face ao seu planejamento de expansão no mercado.

Continua após a publicidade

“Nosso principal foco, além dos aspectos de conformidade para produção de lubrificantes Premium da linha automotiva como Gulf Formula, Gulf Ultrasynth e Gulf Pride, apenas para mencionar alguns, reconhecidos e aceitos pelo mercado brasileiro, foi assegurar a manutenção da operação e garantir o engajamento dos colaboradores, por meio de amplo compartilhamento dos valores e tradição da marca Gulf”, conta Ramiro

A oferta de produtos – anteriormente, disponibilizados por distribuidor no Brasil – segue a mesma, devendo receber acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.

Responsável pelo primeiro posto de combustíveis de varejo do mundo, em 1913, a Gulf está presente em mais de 1400 postos, em 26 países.

Em parceria com a Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta da empresa é inaugurar 200 estabelecimentos com a bandeira Gulf até o final deste ano. O trabalho já foi iniciado e, até o momento, já são 20 postos de combustíveis operando sob a bandeira Gulf, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, agregando todos os benefícios da tradição da marca.  

Presença constante nas pistas de competição, a Gulf coleciona dezenas de vitórias no automobilismo, em diversas categorias, há quase 90 anos. Pelo segundo ano consecutivo, parceira da equipe Williams no Campeonato Mundial de Fórmula 1, a marca tem expectativas otimistas para a temporada de 2024.

Parcerias que compartilham o DNA da Gulf - inovação e trabalho conjunto - são parte essencial da trajetória da marca. Destaca-se, também, a associação com a McLaren Automotive para a qual foi desenvolvido o lubrificante de primeiro enchimento e que é recomendado pela montadora.

Mike Jones, CEO mundial da Gulf Oil, comenta as expectativas da expansão da marca no mercado latino-americano, particularmente no Brasil, “A Gulf opera em todos os continentes do mundo, mas estamos realmente focando muito na região da América do Sul e, em particular, no Brasil. O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América do Sul e tem um potencial real para uma marca como a Gulf se destacar. Estamos buscando crescer rapidamente. Queremos investir muito na busca deste objetivo.”