A PeopleXperience, empresa fundada em 2020, na cidade de São Paulo (SP), desenvolveu uma solução com IA (Inteligência Artificial) com o apoio de especialistas em experiência do cliente. A plataforma visa criar personas por meio da análise de respostas dos próprios consumidores.
A iniciativa surge em um contexto em que as soluções relacionadas à IA estão entre as tendências do chamado “novo mercado”, conforme estudo compartilhado pelo Data Centre Dynamics. Segundo a projeção, diversas profissões e vagas passarão por transformações até 2027, graças à IA: 23% dos empregos devem passar por mudanças neste período.
Ricardo Pena, CEO da PeopleXperience, explica que a ideia para desenvolver a ferramenta surgiu a partir da observação de empresas que precisam entender melhor o perfil de seus clientes, mas não sabem “o que” e “como” pesquisar.
“Para criar uma persona (representação gráfica do cliente ideal de um negócio), por falta de conhecimento, muitas vezes temos a sensação de que se trata de algo caro e muito difícil de fazer”, observa Pena.
De acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a persona deve refletir a personalidade real de um cliente ideal que o negócio pretende atingir. A análise chama a atenção para o fato de que a persona auxilia o empresário a alinhar o perfil de pessoa que pretende alcançar e que a correta definição de uma persona pode representar um diferencial para a companhia frente a seus concorrentes.
O empresário destaca que, partindo dessa premissa, a PeopleXperience desenvolveu o recurso de pesquisa de persona com IA, plataforma que cria um formulário para que a empresa possa encaminhar a seus clientes. Com base nas respostas recebidas, a IA entra “em jogo”, analisa os dados coletados e cria um perfil do cliente.
“A solução já traz um template de perguntas a serem feitas, mas também permite a customização das questões”, explica Pena. “A IA analisa as respostas dadas ao formulário de pesquisa e, com essa análise, monta um perfil do cliente levando em consideração características profissionais, pessoais e desejos, como desafios da carreira, dificuldades com fornecedores, expectativas, perfil (introvertido, pró-ativo, etc.) e canais de contato favoritos”, complementa.
Solução visa diminuir tempo de análise e criação de persona
De acordo com o CEO da PeopleXperience, a experiência de uso da ferramenta tem sido positiva. “Hoje, mais de quinze empresas usam o recurso e geram insights de experiência do cliente por meio dessas análises - uma tarefa que, até então, demandava dias de análises de formulários de resposta”, afirma.
Pena acrescenta que, na maior parte das vezes, os formulários geram respostas “abertas”, o que permite ao cliente dizer o que deseja e, consequentemente, aumenta o tempo para ler tudo. “Por isso, desde o início, nos empenhamos para desenvolver uma solução em que, após receber a quantidade esperada de resposta, em minutos a IA fosse capaz de analisar e criar uma persona”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://br.peoplexperience.com/
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