Equipes da Polícia Civil de Ubiratã e Campina da Lagoa efetuaram na sexta-feira, 1º, a prisão de um homem em Juranda, que está sendo alvo de uma investigação internacional, depois de ele pedir em mensagem enviada à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, exigindo a morte dos servidores públicos de Ubiratã.
No transcorrer da investigação, se descobriu que ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto, expedido pela comarca de Carapicuíba (Grande São Paulo), que foi o motivo de sua prisão na sexta-feira, em Juranda.
O mandado de prisão foi compartilhado com a Delegacia de Polícia de Ubiratã por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas, integrado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com sede em Brasília, porque se investigava uma mensagem redigida, em meados do mês de fevereiro deste ano, e direcionada à Vice-Presidente dos EUA exigindo a morte dos servidores públicos de Ubiratã.
O FBI – Federal Bureau Investigation –, Polícia Judiciária com atribuição em todo território nacional dos EUA, encaminhou prontamente o conteúdo interceptado ao Brasil, através do instrumento de cooperação internacional, para as providências pertinentes.
Iniciada a investigação preliminar, o suposto autor das mensagens foi rapidamente identificado, constando em aberto um mandado de prisão em seu desfavor. O autor foi preso na cidade de Juranda e entregue ao sistema penal onde permanecerá à disposição da Justiça.