A Premium Papéis, indústria do ramo de papel e embalagens fundada em 1999, na cidade de São Paulo (SP), anunciou que vai dar continuidade ao processo de investimento em inovação tecnológica em 2024. Para este ano, a meta é simplificar o dia a dia, automatizando processos de integração do CRM com site; facilitar a entrada de pedidos de clientes com integração por API; melhorar os APPs de Separação (picking) e entrega; e, principalmente, se antecipar a possíveis problemas com conceitos de inteligência artificial (IA) integrados aos KPIs (indicadores) da empresa.
Luiz Carlos Alvarez Campos, CEO da Premium Papéis, destaca que o investimento em ERP foi essencial para que sua indústria pudesse sobreviver às diversas crises que abalaram a economia brasileira e mundial desde o início do século.
“Se a empresa não contasse com uma organização ERP, não teria sobrevivido à fase mais crítica da pandemia, em 2020, quando todos os comércios fecharam, inclusive restaurantes”, afirma. O empreendimento atua com o modelo B2B (Business-to-Business - serviços de empresa para empresa).
Durante a chamada “primeira onda” da pandemia de Covid-19, até junho de 2020, 716.372 empresas encerraram suas operações em todo o Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Destas, 99,8% eram de menor porte.
Investimento em ERP vem desde o início da organização
Com início em 1999, a Premium Papéis começou a produção de pratos de papel e jogos americanos ou fundo de bandeja personalizados para atender a um pedido de terceirização de uma multinacional do ramo alimentício. Seis meses depois, com a crescente demanda do mercado por descartáveis personalizados de papel, o negócio priorizou a ampliação de sua gama de produtos, iniciando a produção de guardanapos e sacos.
Em 2001, com o rápido crescimento, surgiu a necessidade de organização e modernização: foi quando comprou o ERP da Uno Soluções. Nesta época, segundo Campos, crescer e se estruturar de forma organizada fez a diferença para que o negócio conseguisse se manter firme em meio às diversas crises econômicas: “Durante todos esses anos, a Premium Papéis vem investindo em TI (Tecnologia de Informação), aquisição de novas máquinas, qualidade na fabricação dos produtos e atendimento personalizado”.
Em 2012, após a disseminação da marca, a indústria precisou investir na expansão de suas instalações e construiu um galpão de 3.000 m² na cidade de Barueri (SP). Hoje, a empresa conta com uma gama de descartáveis personalizados de papel em seu portfólio e, além dos citados acima, fabrica também sacos e sacolas delivery, papeis de embrulho em folhas e bobinas, embalagens em papel com barreira gordura, dentre outros.
De acordo com o empresário, toda a organização da empresa está no sistema ERP, o que ajuda, entre outras coisas, a identificar pagamentos duplicados de boletos de clientes. “Aqui na Premium, não existe a possibilidade de pagar um boleto duplicado, pois temos tudo organizado, com uma conciliação bancária e um fluxo de caixa futuro previsível”, ressalta. “Não tenho novidades inesperadas, sei exatamente o fluxo financeiro da minha empresa de hoje a daqui 21 dias (prazo médio de seus recebimentos)”.
Além disso, prossegue ele, o controle de estoque proporcionado pelo sistema ERP foi um “divisor de águas” para a Premium. “Em meio à complexidade do nosso setor de embalagens personalizadas, ter um sistema que não apenas gerencia, mas otimiza nosso estoque é essencial”, diz Campos. “A entrega semanal programada na Grande São Paulo é suavizada pelo sistema ERP da UNO Soluções, o que contribui para um melhor controle e um fluxo de caixa mais saudável para nossos clientes e parceiros”, complementa.
Para mais informações, basta acessar: https://unoerp.com.br/