A escassez de recursos naturais e mudanças climáticas é uma constante preocupação das empresas. Os princípios do Environmental, Social and Governance (ESG) - em livre tradução para o português - Ambiental, Social e Governança - estão norteando a gestão de corporações que querem atender os requisitos de sustentabilidade. Não é diferente no setor de segurança, que tem apostado em inovações tecnológicas para atender clientes que buscam maximizar a produção de bens e serviços com o menor consumo possível.
Dados da ONG ambientalista Global Footprint Network, sediada nos Estados Unidos, mostram que o mundo esgotou seus limites biológicos para o ano 2023 e a humanidade precisaria de cerca de 1,7 planeta para manter o atual estilo de vida.
Sendo assim, Hilton Carvalho é gerente de pré-vendas da Hikvision, traz dicas que as empresas têm pensado em adotar sobre recursos de segurança que contribuem para a eficiência energética.
1 - Custos reduzidos com o uso da energia solar
A energia elétrica é a grande culpada por altos gastos com custo operacional das empresas que fazem uso de equipamentos de segurança 24h por dia, como câmeras e circuitos de monitoramento. Entretanto, com a chegada de produtos no mercado que usam da energia gerada pelo sol para funcionar, esse cenário está mudando.
2 - Menor pressão sobre os recursos naturais
Adotar equipamentos que economizam energia implica em um uso mais inteligente e racional dos recursos naturais. Ao reduzir o consumo de energia, as empresas estão contribuindo para a preservação ambiental, mitigando a poluição do ar com carbono e outros gases. Além do mais, a substituição de fontes de energia tradicionais por fontes renováveis, como a solar, faz com que outros gestores comecem a pensar na transição de uma matriz energética poluente para uma mais limpa e sustentável.
3 - Busca pela inovação
A busca pela eficiência energética estimula o mercado de tecnologia verde e inovações, que precisa estar sempre atualizado e oferecendo equipamentos mais eficientes a cada ano. Ao valorizar empresas que fazem uso de tecnologias sustentáveis, o cliente estimula o comércio do setor e contribui para pesquisas sobre equipamentos mais modernos.
4 - Melhorar a reputação e a imagem da empresa
Ao implementar a eficiência energética, além de economizar recursos financeiros, as empresas podem melhorar sua reputação no mercado, o que significa que estarão mais atraentes para investidores. Segundo pesquisa da Amcham, feita com 300 líderes empresariais, que integra o relatório de tendências do Prêmio Eco 2022, 68% dos gestores consideram que trabalhar conceitos ESG é imprescindível à sobrevivência dos negócios e evita riscos, como sanções comerciais e redução de investimentos.
5 - Sem interrupção de fornecimento de energia
A empresa que diversifica as fontes de sistemas de energia e aposta em equipamentos que usam fontes renováveis está mais segura contra imprevistos. Desastres naturais, reformas e até problemas elétricos podem acabar com o fornecimento de energia elétrica, por exemplo. Ao fazer uso de equipamentos de segurança movidos à energia solar, a empresa fica menos vulnerável e não compromete sua operação.