Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
23°

Chuva

Nova Cantu, PR

Saúde Santa Casa

Com fechamento de UTI neonatal da Santa Casa, 10 bebês foram transferidos de helicópteros a outros hospitais

O hospital atende 25 municípios da região. Nesta sexta, os pacientes tiveram que ser transferidos para cidades como Umuarama, Maringá, Telêmaco Borba e Campo Largo

10/02/2024 às 09h13
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Dez bebês e uma criança precisaram ser transferidos nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, da Santa Casa de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, para outras cidades do estado após o hospital fechar a UTI neonatal. A instituição enfrenta uma crise financeira.
Parte dos pacientes teve que ser transferida de helicóptero, entre eles a filha de Larissa Chagas. O bebê nasceu nesta quinta-feira (8) com dificuldades de respirar e foi levado para Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a cerca de 340 quilômetros de Campo Mourão.
"Na hora que eu recebi [a notícia da transferência] eu fiquei bem chocada, eu fiquei bem nervosa, ela não estava muito boa", lamenta a mãe.
A UTI neonatal foi fechada depois que o hospital anunciou que não conseguiria fechar a escala de médicos e de funcionários deste fim de semana. A crise reflete na falta de medicamentos e de profissionais para atender os pacientes.
O hospital atende 25 municípios da região. Nesta sexta, os pacientes tiveram que ser transferidos para cidades como Umuarama, Maringá, Telêmaco Borba e Campo Largo.
Nesta sexta a Prefeitura de Campo Mourão anunciou que vai fazer uma intervenção para assumir a administração da Santa Casa pelos próximos doze meses. A junta administrativa deve ser formada por funcionários públicos e representantes da sociedade.
O prefeito Tauillo Tezelli disse que a intervenção tem o "compromisso de reestabelecer o serviço, ampliar o atendimento e melhorar a saúde regional.
A atual gestão da Santa Casa assumiu a administração há sete meses e diz que as dívidas do hospital são de cerca de R$ 60 milhões - falta cerca de R$ 1,5 milhão por mês para fechar as contas da unidade.
Nesta sexta, a atual presidente da Santa Casa, Mariceli Bronoski, disse terem feito todos os procedimentos cabíveis. (Fonte: G1)
"Procuramos o Ministério Público informando tudo o que estava acontecendo e agora vamos verificar qual o procedimento e o que for, legalmente, que seja necessário, a gente vai fazer", afirma.
Na noite desta sexta, as transferências de pacientes ainda não tinham terminado. Duas gestantes com gestações consideradas de alto risco ainda aguardavam a mudança de hospital.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) disse que desde 2019 tem oferecido ajuda financeira à Santa Casa e que deu apoio para as transferências e remanejamento de pacientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 31°C 19°C
Ter 31°C 21°C
Qua 29°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias