Cultura Piauí
Museu do Piauí registra aumento do número de visitantes no mês de janeiro
A próxima exposição de curta duração no Museu do Piauí será A Batalha do Jenipapo, do Conselho Estadual de Cultura.
16/01/2024 23h42
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, localizado no Centro de Teresina, tem recebido elevado número de visitas no início deste mês de janeiro. A diretora do museu, Dora Medeiros, estima que houve um aumento de 30% no número de pessoas que foram ao espaço de cultura e atribui esse crescimento à visitação de turistas que vêm ao estado e também às exposições de curta duração que ocorrem no local com temas relevantes e de interesse da sociedade.

Até o dia 20 deste mês, está sendo realizada no local a exposição coletiva de artes visuais intitulada “Rede que ventila-dor: ciência e arte em prol da sensibilização e mobilização das pessoas acerca da hanseníase”. A próxima exposição de curta duração será A Batalha do Jenipapo, do Conselho Estadual de Cultura.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Exposição permanente do Museu do Piauí (Regis Falcão)

Sobre a exposição
Com o objetivo de lembrar e reverenciar um momento de grande importância da história do Brasil, a exposição A Batalha do Jenipapo oferecerá uma oportunidade para uma imersão visual nas páginas do passado. Por meio de diversas formas de representação artística, os visitantes serão transportados para esse período marcante da luta pela independência nacional. O evento, no Museu do Piauí, contará com a presença de figuras relevantes da cena cultural piauiense, autoridades locais e membros do conselho.

Continua após a publicidade

Visitação 
A recepcionista do Museu do Piauí, Iracema Lopes, informou que o número de visitantes aumentou bastante em janeiro. "Gente de Teresina e de muitos municípios chega aqui nesse período de férias. Também temos recebido turistas de Fortaleza (CE), Recife (PE), de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de São Paulo e até da China", conta Iracema.

O professor de História e funcionário do museu, Gilvan Oliveira, informou que no local também há um espaço chamado linha do tempo, que faz referência à história do Piauí, aos principais acontecimentos desde o período pré-histórico até a 3ª década do século XX. Nesse espaço existe, por exemplo, imagem do primeiro projeto de formação da cidade de Teresina.

O estudante Davi Kauan participou de exposição de quadros no Museu do Piauí e aproveitou para conhecer outros espaços do local. Ele disse que, além de exposições, o museu tem muitos outros atrativos para serem visitados.

Acervo 
O acervo do Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes é constituído por aproximadamente 7 mil peças, inclusive pré-históricas, como peixes e troncos fossilizados. Também existem louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, bem como quadros de Victor Meirelles, Lucílio de Albuquerque, Afrânio Castelo Branco, Hostyano Machado, Dora Parentes e de uma série de outros artistas. O museu também tem sido palco de exposições de relevantes temas de interesse da sociedade.

A arte sacra, o artesanato piauiense, dois canhões de guerra, pia batismal do Século XVII utilizada pelos jesuítas, galeria com fotos dos governadores do Piauí e uma série de outros atrativos podem ser visitados todos dias, inclusive aos finais de semana.