Uma ocorrência triste de maus-tratos contra animais foi registrada no início da tarde dessa sexta-feira, 5, em Barbosa Ferraz. A moradora de uma residência teria viajado há cerca de 15 dias e deixado três cães e vários pássaros fechados, numa clara situação de abandono.
Ao tomar conhecimento do fato, a Associação de Proteção aos Animais de Barbosa Ferraz (Apabarf), foi ao local e solicitou apoio da Polícia Militar, já que a casa encontrava-se fechada.
Vizinhos informaram às equipes que a moradora teria saído em viagem, há cerca de 15 dias, e deixado algumas pessoas responsáveis para alimentar os animais com água e ração durante sua ausência.
No entanto, como não havia nenhum responsável no local e a casa não possuía muro ou qualquer grade de proteção, os policiais adentraram o quintal onde localizaram, em uma espécie de área externa, três cachorros adultos, estando um deles, fechado em compartimento insalubre, contendo muitas fezes misturadas ao alimento deixado para o mesmo.
Outra estava amarrada em corrente, em situação também insalubre, com muitas fezes ao redor, e sem água. A cachorra amarrada estava com três filhotes, nascidos ontem, conforme informou um vizinho.
Além dos cães, todos da raça Pinscher, os policiais encontraram também um papagaio (ave silvestre) em uma gaiola, com alimentação precária e mais cinco aves da espécie calopsita, presas em gaiolas com alimentos e água em situação insalubre.
Uma outra calopsita foi encontrada chocando dentro de um ninho em outra gaiola. O papagaio, por ser ave silvestre, foi encaminhado ao Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão, enquanto os outros animais foram todos apreendidos pela associação.
Como a moradora responsável pelos animais não foi encontrada, a equipe policia confeccionou um boletim de ocorrência para apurar os fatos. O caso será apurado pela delegacia de Polícia Civil de Barbosa Ferraz.