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Alimentação saudável e sem desperdício: projeto de nutrição chama a atenção
Projeto desenvolvido em Universidade pública, permite ampliar o conhecimento e acesso à educação nutricional de escolares da rede pública de ensino...
02/01/2024 17h26
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Projeto sobre educação nutricional permite o acesso de escolares da rede pública de ensino da cidade de Passos-MG a atividades direcionadas ao cuidado em saúde e auxilia no combate ao desperdício alimentar e excesso de peso.

Nas últimas quatro décadas, têm crescido os casos de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes. Dados do Ministério da Saúde mostram que 33,5% das crianças e adolescentes brasileiros atendidos pela atenção primária à saúde do SUS em 2021 apresentavam excesso de peso. Um relatório recente da ENANI também constatou que uma em cada 10 crianças brasileiras menores de 5 anos está acima do peso e 18,6% correm risco de ter excesso de peso (https://enani.nutricao.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/02/Relatorio_Estado_Nutricional-5.pdf).

Buscando refletir e argumentar sobre a importância de uma alimentação saudável, propondo medidas que visem hábitos alimentares mais adequadas, planejando uma alimentação mais saudável, professores e estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Estado de Minas Gerais, localizada no município de Passos, desenvolveram o projeto “Alimentação Saudável e sem Desperdício”.

De acordo com o professor e idealizador do projeto, dr. Márlon Martins Moreira, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de ensinar e estimular escolares e professores sobre a importância da nutrição para a saúde. “O projeto permitiu reduzir consideravelmente o desperdício alimentar gerado na produção das refeição nas escolas, e ampliou o consumo de alimentos naturais, visto que as atividades de educação nutricional desenvolvidas de forma lúdica, permitiram que as crianças tivessem curiosidade e procurassem experimentar novos alimentos que eram inseridos na rotina alimentar”, afirma.

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Desde março de 2023 os estudantes de nutrição sob orientação do professor Dr. Márlon, aplicam pesquisas participativas na escola, buscando melhor compreender a dinâmica de relação e afetividade com o hábito alimentar; e ainda realizaram avaliações nutricionais, com propósito de identificar possíveis desvios nutricionais nos escolares. Ao todo mais de 300 crianças já foram contempladas com as atividades realizadas, e aquelas em que se identificou alterações de crescimento, ou relacionadas ao peso; foram direcionadas para atendimento nutricional individualizado e gratuito, no ambulatório de atenção nutricional do curso de Nutrição na Universidade.

O professor coordenador do projeto, reforça que projetos desta natureza permitem maior aproximação entre o meio acadêmico e a comunidade, e garantem maior cuidado em saúde, principalmente naqueles indivíduos em vulnerabilidade social. Já os resultados se refletem em um melhor desenvolvimento da criança no ambiente escolar, contribuem para maior cuidado e enfrentamento ao excesso de peso e doenças relacionadas; e permitem que os conhecimentos adquiridos sejam também incorporadas à rotina da criança, fora do ambiente escolar.