O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e o Senar-PR assinaram nesta quarta-feira (20) um aditivo ao termo de cooperação firmado em 2020 para capacitação de técnicos, extensionistas e produtores rurais em dez programas. Ele já incluía planos de trabalho nas áreas de agroecologia, bovinocultura de leite, energias renováveis, grãos sustentáveis e promoção social. Com a renovação, serão inseridos na parceria os programas de cafeicultura, fruticultura, olericultura, pinhão e turismo.
Para o diretor do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a renovação contribui para que o Instituto possa cumprir sua missão com a agropecuária do Paraná, que ganha com a renovação deste trabalho conjunto. “Afinal, precisamos reforçar as boas práticas no meio rural, pois temos o desafio de tornar o Estado cada vez mais sustentável”, afirmou.
Ele também reforçou que a parceria com o Senar vem de longa data e mostra que ao juntar forças as instituições conseguem levar o que há de melhor para o homem do campo. “Melhorar a qualidade de vida para o produtor rural vai desde gerar oportunidade de negócios até capacitar para que o produto oferecido seja qualificado e alcance maiores mercados. Por isso essa parceria é tão válida para o trabalho do IDR-Paraná e para a agricultura paranaense”, acrescentou.
Segundo o presidente do Senar-PR, Ágide Meneguette, os produtores rurais e profissionais envolvidos com o meio precisam de capacitação constante, para que a agropecuária siga crescendo e se desenvolvendo. “A continuidade desta parceria tem esse propósito, ainda mais que ampliamos a atuação”, disse.
Com apoio do IDR-Paraná, agricultor se torna exemplo de sustentabilidade no Litoral
A parceria abrange um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável do Paraná, com formação profissional e promoção social, qualificação e disponibilização da assistência técnica e extensão rural, além de realização de estudos e pesquisas, implantação de processos de inovação e protocolos técnicos e desenvolvimento de sistemas compartilhados de informação.
Cada plano de trabalho vai contar com metas individuais, com previsão de desenvolvimento entre 2024 e 2026. No total, devem ser criados 26 novos cursos para compor o catálogo do Senar-PR, e cinco títulos serão atualizados. As capacitações vão contemplar cerca de 1,2 mil técnicos e 8,7 mil produtores rurais, além de oferta de assistência técnica a 8,3 mil agricultores e pecuaristas do Paraná.
BALANÇO 2022/23– Em 2022 e 2023, foram promovidos 347 cursos dentro do termo de cooperação com o IDR-Paraná, colaborando com a capacitação de mais de 6 mil técnicos, extensionistas e produtores rurais nas áreas de grãos, agroecologia, fruticultura, olericultura, bovinocultura de leite, promoção social e cidadania, agroindústria, café, entre outros.