A Abigraf (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), fez um levantamento o qual relata que o ramo gráfico cresceu 7,8% e as atividades de impressão subiram para 23,7% em 2021. Os dados do Ministério da Economia também apontam que o quarto trimestre de 2021 encerrou com superávit de $4,5 milhões de dólares.
Com relação ao ano vigente, foi publicado um relatório também pela Abigraf em março de 2023, que mostra detalhadamente a participação dos segmentos na indústria gráfica brasileira.
Esse relatório dá destaque para o setor de embalagens com 49% de atuação; 21% na produção da linha editorial como, livros, revistas, manuais e guias; 8% de impressos promocionais; 7% de impressos de segurança e formulários; 5% de rótulos e etiquetas; 3,9% de cartões transacionais, como cartões de banco e cartões alimentação; 3,1% de pré-impressão; 2,9% de cadernos e 0,1% de envelopes. A análise corrobora com o crescimento da produção de embalagens na gráfica GIV Online.
A GIV é uma gráfica online que possui um parque gráfico próprio situado na região da Grande São Paulo. Essa empresa que atua no ramo de impressão há mais de duas décadas, aponta uma previsão de aumento de 17,4% na produção de sacolas personalizadas no decorrer de 2023, e uma perspectiva de crescimento no volume de produção de revistas, segundo a GIV Online, em aproximadamente 9,2% até este mês de dezembro.
Ainda em 2023, a gráfica GIV Online focou em novas contratações de mão de obra especializada e em inovações tecnológicas para oferecer mais soluções gráficas ao seu público-alvo, além de focar em otimização de processos.
Para exemplificar essa reestruturação, a empresa investiu em 2 plotters para estamparia digital têxtil e em uma impressora solvente com 8 cabeças. E, para atender a demanda de brindes neste período de Natal, a indústria gráfica GIV Online comprou uma nova laminadora, uma Impressora DTF Têxtil e uma impressora DTF - UV, que produz até 2 m² / hora de adesivos para personalização de brindes.
A GIV também investiu neste último bimestre na máquina de borda hot stamping, em 2 impressoras de serigrafia elétrica, e ainda focou seu investimento em tecnologia de ponta em processos de encadernação com capa dura, embalagens com corte e vinco e corte a laser.
Todo o capital voltado para compra de novos maquinários de automação e para implementação de novas possibilidades de produtos personalizados, levou à expansão do parque gráfico, com a construção de mais um galpão de produção. Agora, a sua área fabril atinge mais de 11 mil m² com produção 24 horas.
Em entrevista com o diretor administrativo da gráfica GIV Online, Willington Bekmer, o mesmo relata que essas novas implementações viabilizam as perspectivas de vendas para o Natal e para o próximo ano.
Bekmer explica que a expectativa da empresa é que entre o Natal deste ano até meados de 2024, aumente em média 54% na venda de adesivos; 47% de cartões de visita; 41% dos folhetos; 32% em banners e materiais de comunicação visual em geral; 24,33% no volume de vendas de sacolas; 17,37% em brindes promocionais e 12% na venda de revistas.
Com o investimento humano, investimento tecnológico e com a expansão do parque industrial, o diretor conclui a entrevista, ressaltando que a previsão da gráfica é que atinja aproximadamente 20 mil pedidos até o 1º semestre de 2024.