Economia Negócios
Empresas de ônibus se beneficiam com a alta na procura por passagens rodoviárias
O Grupo Guanabara adquiriu 250 novos ônibus para atender os viajantes em mais de 2 mil destinos pelo país
13/12/2023 18h26
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil registrou mais de um milhão de viagens por transportes rodoviários em 2023. É o que revela o mais recente levantamento apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), em publicação realizada pela Agência Gov. Em um comparativo com 2022, o número de viagens realizadas pelo setor aumentou em média 20,6%.

Com este cenário favorável ao turismo interno, grupos empresariais que tem alta oferta em rotas turísticas se beneficiam frente a concorrência. Um exemplo disso é o Grupo Guanabara que opera nas 5 regiões do país destinos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Goiânia e Florianópolis.

A Guanabara vem investindo desde 2022 na retomada definitiva do setor rodoviário pós-pandemia, para isso adquiriu frota nova e ônibus double decker (dois andares) com o propósito de oferecer classes premium de serviços, inclusive nas rotas onde operava essencialmente com veículos clássicos de um só piso e classe de serviço. O capital investido desde o ano passado já ultrapassa os R$ 320 milhões e não se restringe apenas à frota, mas a toda jornada do viajante desde o primeiro contato com a marca.

Hoje, as empresas regulares de transportes terrestres vivem um momento favorável de recuperação dos prejuízos sofridos na pandemia, tanto no volume de passageiros embarcados quanto na qualidade dos serviços. 

Continua após a publicidade

"Preço dinâmico, app para motoristas utilizando gamificação, manutenção prevista por inteligência artificial, as empresas de ônibus evoluíram muito na crise e a tecnologia tomou conta das garagens e rodoviárias, o que era um setor tradicional mudou muito ao abraçar a IOT (ou internet das coisas) para trazer mais qualidade para os consumidores e retorno para os empresários", detalha Letícia Pineschi, diretora de marketing do grupo Guanabara.

Para comprovar as boas expectativas o grupo citado ainda observou que entre os dias 15 e 31 de dezembro já ampliou expressivamente a oferta e abriu 873 horários extras para viagens em todo o país, e as passagens compradas com antecedência saem pela metade do preço, além de benefícios em seu programa de fidelidade. Os bilhetes rodoviários podem ser buscados nos canais da empresa.