Um conjunto de empresários anunciou em outubro a criação de um grupo de netweaving na capital paulista, o Mastermind Bussiness Friends. O movimento busca fortalecer laços e promover a interconexão estratégica entre os negócios – que, juntos, movimentam um volume financeiro na ordem das dezenas de milhões de reais.
O Business Friends foi fundado por três empresárias: Karla Giovana, mentora, palestrante e escritora, Camila Bruno, CEO do grupo AURLife, e Aline Almada, CEO do grupo Mil. O objetivo das idealizadoras era construir um grupo forte de negócios.
“Estamos entusiasmados em criar uma comunidade única e poderosa para empresários de sucesso e grandes executivos”, conta Karla Giovana. “Com o Business Friends, nos comprometemos em fornecer uma plataforma que impulsione nossos membros a alcançarem novos patamares de excelência em seus empreendimentos”, completa.
As idealizadoras do grupo – que conta ainda com diversos empresários embaixadores –concordam que às vezes a posição de empresário é muito solitária. “Por isso é bom ter por perto outros líderes que precisam avançar em seus negócios, mas que gostam de compartilhar conhecimento, experiência e apoio”, explica Karla. “E a filosofia do Business Friends é: quanto mais se compartilha, mais se multiplica – dentro e fora dos nossos encontros.”
Netweaving
A proposta utilizada pelo Business Friends é a do Netweaving, um termo que apareceu pela primeira vez em 2003 no livro “The Heart and Art of Netweaving”, do autor americano Robert Littel.
Ao contrário do Networking – que prioriza o relacionamento com pessoas que podem ser úteis de maneira recíproca, apenas como um projeto profissional de curto e médio prazo – o Netweaving propõe uma troca de experiências sem expectativas.
“É construção de relacionamentos e conexões profissionais baseados na reciprocidade, é você entregar o ouro para contribuir com aquela pessoa e assim você gera valor no seu relacionamento”, explica uma das fundadoras, Camila Bruno.
Para realizar um netweaving eficiente, os empresários devem aprender a se posicionar de maneira estratégica. Com encontros periódicos, workshops especializados e mentorias entre os membros, a intenção do Business Friends é promover uma cultura de cooperação e aprendizado contínuo.
Conexões
O Business Friends baseou sua abordagem em iniciativas semelhantes em mercados internacionais, principalmente nos Estados Unidos. A criação do grupo busca reafirmar a valorização de práticas empresariais que vão além dos aspectos meramente transacionais, priorizando relacionamentos autênticos e de longo prazo.
“Acreditamos que o sucesso nos negócios está intimamente ligado às conexões que fazemos e à aprendizagem contínua”, completa a fundadora Karla Giovanna.
Para mais informações sobre o grupo, sua proposta e como participar, basta acessar a conta oficial do Instagram: businessfriendsglobal.
Mín. 18° Máx. 23°