Cidades Cassação
Vereador tem mandato cassado, por furto de energia elétrica, em Cianorte
A base para o julgamento estava ancorada em uma denúncia feita pelo Partido Verde, acusando Edvaldo Estância Luana de furto de energia
11/12/2023 19h55 Atualizada há 11 meses
Por: Redação Fonte: Carta Capital
Reprodução

O vereador bolsonarista Edvaldo Matias de Oliveira (Patriota), do município de Cianorte (PR), teve o mandato cassado por conta de uma denúncia de furto de energia elétrica, em uma votação realizada na manhã desta segunda-feira (11), em Cianorte, a Câmara de Vereadores decidiu pela cassação do mandato do vereador Edvaldo Estância Luana. O parlamentar julgado não estava presente na sessão devido a questões médicas, e um atestado médico foi apresentado em seu nome.
A votação, que gerou intensas discussões e debates, resultou em seis votos favoráveis à cassação, vindos dos vereadores Wilson Pedrão, Rodrigo Enfermeiro, Afonso Lima, Pastor Dejair, Nenão da Júpiter e Thiago Fontes. Por outro lado, três vereadores, Márcia Pereira, Maria Neuza Casassa e Tuika, optaram por votar contra a cassação.
A base para o julgamento estava ancorada em uma denúncia feita pelo Partido Verde, acusando Edvaldo Estância Luana de furto de energia ocorrido em 2014, período no qual ele ainda não exercia o cargo de vereador. Estância Luana, eleito pelo Patriota com 754 votos, teve seu mandato cassado com a decisão da maioria dos vereadores.
O vereador já foi denunciado por supostamente invadir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ofender servidores, ocasião em que foi absolvido pela Câmara de Vereadores.
Diante da decisão da maioria, o presidente da Câmara anunciou oficialmente a perda do mandato do então vereador Edvaldo Matias de Oliveira.