Sábado, 27 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

BRDE BRDE

Startups finalistas do BRDE Labs apresentam soluções para inovação verde e equidade

No encerramento da edição 2023 do programa de inovação aberta do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, dez startups apresentaram as so...

07/12/2023 às 18h41
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Cassiano Rosário
Foto: Cassiano Rosário

O Paraná concluiu a nova temporada do BRDE Labs, programa de inovação aberta que conecta startups e grandes empresas para promover soluções inovadores, realizado Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. A edição de 2023 teve como tema “Inovação Verde e de Equidade” e o último evento do ano, realizado nesta quinta-feira (07), foi dedicado à apresentação dos pitchs das startups finalistas para as empresas âncoras que apresentaram desafios.

O encontro foi no Innosphera Meeting Center, da Hotmilk – ecossistema de inovação da PUC-PR, um dos apoiadores do programa. Neste ano, o Labs teve 182 startups inscritas, sendo que 75 apresentaram seus pitchs e dez chegaram à fase final de aceleração.

Foram finalistas desta edição as startups Binahki, que apresentou soluções aos desafios propostos pela empresa âncora Atlas; a Eloverde (desafios da Copagril); Aterra (Furgão Ibiporã); CH4 Solution (Grupo BTZ); VRGlass Virtual Town (Krindges); Ororo (Cooperativa Lar); Dialog (Magius); Flug (Prodiet); Mush (SL Alimentos); e Earth Renewable Technologies (Potencial Biodiesel).

As apresentações envolveram novas soluções para promoção de sustentabilidade ambiental e social, além de tendências exigidas pelo mercado e investidores. As empresas âncoras agora podem analisar os cenários e adotar as soluções.

Um exemplo de conexão foi entre a Krindges, empresa do ramo têxtil de Ampére, no Sudoeste do Paraná, e a startup curitibana Virtual Town, que sugeriu uma plataforma virtual de Inteligência Artificial e realidade virtual para aumentar a presença online da empresa.

“Nosso desafio é montar um showroom digital e a proposta da startup foi muito boa”, disse o gerente de lojas da Krindges, Marcelo Ramos. “Vamos discutir a possibilidade no planejamento estratégico para o próximo ano”.

ESG E LABS– Criado em 2020, com o propósito de acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na região Sul, contribuir para a melhoria da gestão de inovação nas empresas e alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional, o BRDE Labs tem o apoio da Hotmilk - Ecossistema de Inovação da PUCPR e da Amcham.

O primeiro tema trabalhado foi voltado à área de Agronegócio. No ano seguinte, em 2021, foram trabalhadas proposições dentro da temática Indústria e em 2022 a área escolhida foi ESG.

No evento de encerramento, o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, disse que a temática do Labs desse ano se alinha com o posicionamento da instituição como Banco Verde. "O BRDE oferece linhas de crédito para projetos sustentáveis, assim como em suas parcerias e relacionamento, buscando o compromisso com a sustentabilidade. O BRDE Labs 2023 promoveu oportunidades de conexão entre empresas e startups, que buscam incorporar em suas práticas diárias ações que promovam sustentabilidade e igualdade”, disse.

Marcelo Moura, diretor da Hotmilk, lembrou que ao longo das quatro edições do Labs foram contabilizadas a participação de 800 startups e 40 aceleradoras e o desenvolvimento de mais de 30 Provas de Conceio (POCs). “Isso gera desenvolvimento econômico e social, acarretando no crescimento das grandes empresas que possuem capital para investir em soluções, mas também oferecendo um alicerce às startups empreendedoras e o suporte para que sigam rumo ao fomento e desenvolvimento da inovação”, afirmou.

O dia também reuniu uma série de talks. Inovação Aberta como Combustível para Pauta ESG foi o tema discutido no talk de Felipe Scarinci e Bruno Schwarzer, ambos da Amcham (Câmara Americana de Comércio). Na conversa, eles falaram sobre ESG e como lideranças devem inserir obrigatoriamente essa pauta na agenda. Allan Costa, vice-presidente e sócio da ISH Tecnologia, falou sobre Horizontes Inovadores: Explorando as tendências que transformarão o amanhã. Ele descreveu a jornada de inovação das gerações analógicas até o mundo digital e seus impactos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 12h04 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias