Domingo, 24 de Novembro de 2024
17°C 30°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Novas diretrizes do CFM mudam o marketing médico no Brasil para 2024

Com a implementação da Resolução 2336/2023 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o marketing médico no Brasil está passando por transformações s...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
05/12/2023 às 12h26
Novas diretrizes do CFM mudam o marketing médico no Brasil para 2024
canva.com

Desde a implementação da Resolução 2336/2023 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 13 de setembro de 2023, o marketing médico no Brasil tem passado por fortes mudanças. Essas mudanças refletem as transformações recentes na comunicação e medicina, estabelecendo novas diretrizes para a publicidade médica no país.

Principais alterações introduzidas pela resolução incluem a permissão para médicos mostrarem seus ambientes de trabalho e equipamentos em redes sociais, o uso de imagens "antes e depois" para fins educativos, repostar elogios de pacientes, divulgação de qualificações e preços de consultas e procedimentos.

Danilo Carlos, CEO do grupo DCS e autor do livro "Marketing Para Médicos que Só Entendem de Medicina", destaca as oportunidades criadas por estas mudanças. Ele salienta que, com a resolução, o mercado de marketing médico em 2024 está mais preparado para a competitividade e transparência. 

"À medida que a tecnologia de certa forma influencia a prática médica, é muito importante que regulamentações evoluam junto. O CFM deu um grande passo rumo ao futuro", finaliza Danilo Carlos.

Principais alterações introduzidas pela resolução 2336/2023:

- Exibição do ambiente de trabalho: médicos agora podem mostrar seus consultórios, clínicas ou hospitais em redes sociais e websites, oferecendo transparência sobre suas instalações;

- Promoção de equipamentos: profissionais da saúde podem destacar equipamentos e tecnologias de suas clínicas, enfatizando tratamentos avançados e eficazes;

- Uso de imagens “antes e depois” para fins educativos: médicos podem compartilhar casos clínicos para demonstrar resultados de procedimentos, desde que seja para educação e informação;

- Repostar elogios de pacientes: agora é permitido compartilhar feedback positivo de pacientes, respeitando a ética e privacidade;

- Anúncio de pós-graduações e especializações: médicos podem anunciar suas qualificações, reforçando seu comprometimento com o aprendizado contínuo;

- Divulgação de preços de consultas e procedimentos: a resolução permite maior transparência para os pacientes na escolha de seus cuidados de saúde.

Essas mudanças criam um ambiente mais competitivo e transparente no marketing médico. Danilo Carlos prevê que, em 2024, os médicos estarão bem equipados para aproveitar as oportunidades digitais, respeitando as normas do CRM. “A Resolução 2336/2023, assim, inaugura um novo capítulo na publicidade médica no Brasil, fortalecendo a relação entre médicos e pacientes em um ambiente de saúde mais aberto e informado. Onde o foco são a importância da ética e da transparência”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
28°
Parcialmente nublado
Mín. 17° Máx. 30°
28° Sensação
1.72 km/h Vento
42% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h32 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Segunda
30° 15°
Terça
31° 17°
Quarta
32° 20°
Quinta
34° 20°
Sexta
26° 19°
Economia
Dólar
R$ 5,80 +0,02%
Euro
R$ 6,04 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,40%
Bitcoin
R$ 592,775,84 -2,64%
Ibovespa
129,125,51 pts 1.74%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias